PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre território - com gabarito

Questão 01 - CESMAC 2015/1 - Leia a definição a seguir e a assinale entre as alternativas. “Porção do espaço definida pelas relações de poder, passando assim da delimitação natural e econômica para a de divisa social. Essa delimitação refere-se às relações de domínio, de poder e apropriação nela instaladas.” 
a) Espaço Geográfico. 
b) Região Natural. 
c) Território. 
d) Paisagem Geográfica. 
e) Lugar.

Questão 02 - UECE 2015 - O território constitui-se em um dos conceitos-chave da ciência geográfica, tendo sido usado primeiramente na geografia política para designar o espaço apropriado por um determinado grupo social. Porém, existem outras concepções de território. Dentre várias acepções, tem-se a noção de que os territórios são construídos por meio da interação entre natureza e sociedade, mediada por relações de dominação e apropriação. Assim, como instrumento geral de análise e como síntese da multiplicidade de feições que o território e os processos de territorialização assumem num mundo dito globalizado, é possível perceber suas várias nuances. 
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Espaço, Tempo e Crítica, Niterói/RJ, UFF, 2007 (Adaptado). 
A partir do texto acima, considera-se que: 
a) Num sentido mais econômico, o território pode moldar identidades culturais e ser moldado por estas, que fazem dele um referencial muito importante para a coesão dos grupos sociais. 
b) A construção do território é resultante apenas da dimensão jurídico-política, pois o Estado-nação é quem o delimita e o controla, exercendo um determinado poder, especialmente de caráter estatal. 
c) Existe uma gama de territórios sobre a superfície do globo terrestre e a cada qual corresponde uma igualmente vasta diversidade de territorialidades, com dimensões e conteúdos específicos. 
d) Numa visão culturalista e econômica, o território é considerado um espaço delimitado e controlado, por meio do qual se exerce determinado poder, em especial, poder estatal. 
e) O território no mundo globalizado deve ser trabalhado sempre a partir de uma perspectiva política.

Questão 03 - UEA 2013 - O debate sobre a organização do espaço feito pela Geografia é auxiliado por uma categoria que está ligada à ideia de domínio ou gestão de determinada área. Estas características correspondem à categoria 
a) região. 
b) paisagem. 
c) espaço. 
d) lugar. 
e) território.

Questão 04 - UNISC 2015/1 - O espaço pode ser diferenciado pela apropriação de parcelas espaciais. Nesse caso, são aplicadas estruturas de repartição, gestão e ordenamento de cada uma das parcelas que podem ser administradas, por exemplo, pelo Estado. Tais estruturas envolvem fronteiras, normas e convenções políticas e administrativas, sentimentos de identificação e, principalmente, relações de poder. Internacionalmente, as relações entre estas parcelas podem gerar conflitos e/ou acordos em função de suas singularidades. Tais parcelas espaciais, no contexto dos conceitos que formam a área da Geografia, recebem o nome de 
a)Lugar. 
b)Paisagem. 
c)Ambiente. 
d)Território. 
e)Região.

Questão 05 - UEFS 2013/1 - I. Constitui a porção do espaço apropriada para a vida, que é vivida, experimentada, reconhecida, e cria identidade para indivíduos e grupos, através de laços afetivos.
II.
É um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder, dominação e apropriação, que nele se instalam.
Os conhecimentos acerca dos elementos de análises utilizadas pela Geografia para interpretar a sociedade e suas relações, permitem afirmar que os conceitos I e II se referem, respectivamente, a

a)lugar e região.
b)lugar e território.
c)paisagem e região.
d)território e espaço geográfico.
e)espaço geográfico e paisagem.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - E
04 - D
05 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...