PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre a questão palestina - com gabarito

Questão 01
TEXTO I 
“O Hamas tem dois grandes aliados: um número maior de mortos e o ódio covarde a Israel. É um ódio dissimulado, sem coragem de dizer seu nome, que usa os corpos de mulheres e crianças como escudo moral, mas que mal esconde sua natureza. Sessenta e seis anos depois da "partilha", renegada, então, pelo mundo árabe – e só por isso surgiu uma "causa palestina"–, eis que Israel continua a lutar por sua sobrevivência. Já teria sido "varrido do mapa" se, confiante na paz, não houvesse se preparado para a guerra”. 
AZEVEDO, R. Ódio a Israel. Folha de S. Paulo, 01 ago. 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldoazevedo. Acesso em: 19 jun. 2015. 

TEXTO II 
“Israel foi concebido no rearranjo entre as grandes potências que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. É uma obra artificial, construída desde o início com mortes, expulsões, humilhações e convulsões. Os palestinos desalojados e tratados como cidadãos de segunda classe nunca deixaram de lutar contra a opressão. Batalha inglória. Tratou-se sempre, como atualmente, de um combate contra interesses muito maiores do que a extensão geográfica da região faz supor”. MELO, R. Israel é aberração; os judeus, não. 
Folha de S. Paulo, 28 jul. 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ricardomelo. Acesso em: 19 jun. 2015. 
Os textos acima refletem opiniões distintas acerca do histórico conflito entre Israel e Palestina. Os pontos de vista inscrevem-se em linhas argumentativas que salientam, respectivamente, 
a) a superioridade intelectual de Israel e a necessidade de auxílio bélico da Palestina. 
b) o direito de autodefesa de Israel e a legitimidade palestina de luta pelo território. 
c) a necessidade de autoproclamação dos judeus e a grandeza moral da Palestina. 
d) o caráter religioso de Israel e a posição anticlerical da Palestina. 
e) o rigor da violência dos palestinos e o apoio internacional ilegítimo aos israelenses.

Questão 02 - Ao longo de vários períodos da história e, principalmente, durante o século XX, os judeus intensificaram sua busca e migração em prol da ocupação da região que consideram como a Terra Prometida. Mais tarde, a criação do Estado de Israel nessa área esteve entre os vários fatores que desencadearam a discórdia com os palestinos, que também habitam a região. A busca ideológica e religiosa dos judeus pela terra que consideram ser sagrada é chamada de: 
a) inversão diaspórica 
b) judaísmo 
c) sionismo 
d) territorialização 
e) intifada

Questão 03
Mapa ilustrativo da partilha da Palestina em 1947
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/questao-palestina.htm. Acesso em: 19 jun. 2015. 
No âmbito da Partilha da Palestina, realizada após uma série de debates e acordos diplomáticos, a cidade de Jerusalém seria considerada 
a) parte do território judeu, mas de livre acesso pelos árabes. 
b) a capital da Palestina, porém com participação gestora de Israel. 
c) uma cidade administrada igualmente pelos dois países. 
d) a capital de Israel, sendo restrita à entrada de palestinos em sua área. 
e) uma cidade neutra, de cunho internacional, administrada pela ONU.

Questão 04 - (IFBA) “Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).” FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243. 

Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à 
a) exigência, pelos países do Oriente Médio, de cumprimento do Plano da ONU de Partição da Palestina, que criava o Estado Palestino no final da Segunda Guerra Mundial. 
b) incapacidade dos países vencedores da Segunda Guerra de garantir a paz no Ocidente nos anos posteriores ao conflito, provocando uma fuga em massa de judeus para a Palestina. 
c) construção de um padrão de instabilidade nas relações internacionais pelo recém-criado Estado de Israel, que contava com o apoio dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU. 
d) recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, que submeteu a maior parte do território ao controle do recém-criado Estado de Israel, sem que se respeitasse a soberania dos povos desta região. 
e) extinção oficial do mandato britânico sobre a Palestina, no final da Segunda Guerra, com reconhecimento imediato pelos países vencedores da independência de todos os países do Oriente Médio.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - E
04 - D

Nenhum comentário: