PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre petróleo, no Brasil - com gabarito

Questão 01 - ESA 2019 - Em relação à produção de petróleo no Brasil é correto afirmar que: 
a) ocorre em escudos cristalinos. 
b) um percentual muito expressivo das reservas encontra-se em áreas marítimas. 
c) as maiores jazidas ficam nas regiões metropolitanas. 
d) a produção em terra firme supera a produção offshore. 
e) a Amazônia brasileira é maior área produtora

Questão 02 - EsPCEx 2011 - Assinale a alternativa que apresenta um significativo acontecimento que, a partir de 1998, provocou uma mudança no campo da pesquisa e extração de petróleo e de gás natural no território brasileiro. 
a) Privatização da Petrobras 
b) Estatização da Petrobras 
c) Fim do monopólio da Petrobras 
d) Início da produção de petróleo em áreas continentais 
e) Proibição da participação das empresas estrangeiras no setor energético brasileiro

Questão 03 - UNICAMP 2020 - O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar: 
a) As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país. 
b) A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário. 
c) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 
d) Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.

Questão 04 - ENEM 2017 - A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a 
a) sedes de empresas petroquímicas. 
b) zonas de importação de derivados 
c) polos de desenvolvimento tecnológico. 
d) áreas de aglomerações de mão de obra. 
e) espaços com infraestrutura de circulação.

Questão 05 - UNICID 2012 - Sobre a produção de petróleo no Brasil, é correto afirmar que 
a) há uma escassez desse recurso mineral no território brasileiro e o consumo de combustíveis renováveis é superior ao consumo dos combustíveis fósseis no país. 
b) o país precisa, ainda, importar a maior parte do petróleo que consome internamente. 
c) a maior parte da produção de petróleo nacional advém de reservas que se encontram na plataforma continental brasileira. 
d) a maior parte da produção de petróleo brasileira advém de reservas que se encontram em terra firme, situadas nas bacias sedimentares do território brasileiro. 
e) o Brasil, atualmente, é autossuficiente na produção de petróleo e se tornou um dos maiores exportadores do mundo.

GABARITO
01 - B

02 - C

03 - C

04 - E
O texto traz informações sobre o local correto para instalação de refinarias de petróleo, devendo esse estar perto das áres de consumo e produção simultaneamente. Assim, visto que a distribuição de seus produtos se faz por meio de oleodutos, gasodutos e caminhões tanques, os espaços com infraestrutura de circulação é o fator determinante para a instalação.

05 - C

Nenhum comentário: