PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre espaço geográfico - com gabarito

Questão 01 - UESB 2015 - O espaço geográfico é a superfície terrestre na qual os seres humanos vivem e produzem constantes modificações, e, antes de tudo, o resultado da ação humana sobre a natureza. (VESENTINI, 2005, p. 49). 
A partir da informação e dos conhecimentos sobre a geografia como ciência da organização espacial, é correto afirmar: 
a) O homem, desde os tempos mais remotos, modifica, domina e controla todos os fenômenos naturais, devido ao desenvolvimento tecnológico que mundializou a organização do espaço geográfico. 
b) A internacionalização da tecnologia da informação, das telecomunicações e da informática atende à demanda de toda sociedade planetária. 
c) Desde o início da história da civilização humana, o homem procura as regiões anfíbias, mais abundantes em recursos e mais abrigadas de ameaças de animais de maior porte. 
d) A história do espaço urbano confunde-se com os quadros econômicos das eras técnicas, sendo que a história da técnica urbana é, primeiramente, dos serviços, seguida da industrial e, por fim, comercial. 
e) A organização espacial da sociedade começa com a prática da seletividade, processo de eleição do local em que a sociedade inicia a montagem de sua estrutura geográfica.

Questão 02 - IFPE 2015 - O espaço geográfico corresponde a uma produção permanente da sociedade humana, através das relações sociais e com a natureza. Essa relação vai se transformando à medida que a sociedade se modifica. Assim, podemos dizer que o espaço geográfico está em permanente transformação, já que a sociedade também está em permanente evolução e tem tido cada vez mais poder de interferência no meio. Isso é resultado dos avanços técnicos, econômicos e culturais, especialmente nos últimos séculos. Sobre o conceito de espaço geográfico, assinale a alternativa correta. 
a) Constitui uma realidade homogênea, pois revela as peculiaridades da natureza e da sociedade. 
b) É constituído por elementos naturais e sociais, sendo, portanto, resultado do trabalho humano e de suas interações com a natureza. 
c) Reflete as relações do homem com o meio natural, sendo definido prioritariamente pelas forças da natureza. 
d) É o produto material do trabalho humano, que se desenvolve independente e separadamente das condições naturais. 
e) Constitui uma dimensão da superfície terrestre marcada pela previsibilidade da dinâmica da natureza.

Questão 03 - UNEMAT 2012/1 - Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entendese que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”. Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta. 
a) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano. 
b) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações. 
c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza. 
d) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas. 
e) O espaço geográfico é dinâmico e está, ao mesmo tempo, organizando-se e reorganizando-se. Nesse sentido é que se pode dizer que a Geografia analisa a organização espacial.

Questão 04 - IFSULDEMINAS 2018/2 - O espaço geográfico está sempre em processo de construção e de transformação. As ações humanas fazem, ao longo de sua ocupação, novos arranjos sociais e materiais do espaço. Atualmente, para entendermos o espaço geográfico, que é o principal objeto de análise da Geografia, nos utilizamos dos conceitos que se consolidam como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. Com base nas informações, marque a opção que expressa informações CORRETAS sobre essas categorias:
a) Lugar – Caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente. É o resultado de significados construídos pela experiência, ou seja, tratam-se de referenciais afetivos desenvolvidos ao longo de nossas vidas. 
b) Região – Baseia-se nas relações entre os agentes que interferem na gestão e organização do espaço. Essa delimitação se refere às relações de poder que se estabelecem. 
c) Território – espaço que, quando dividido, obedece a critérios específicos. São estabelecidos para facilitar estudos e compreensão de determinados aspectos do espaço. 
d) Paisagem – É mais do que um espaço físico controlado pelo Estado. É um objeto de preocupação e análise social. O uso que dela se faz é objeto de análise social.

Questão 05 - UFSM 2017 - ”Desde que passou a se organizar socialmente, a espécie humana buscou também soluções para sua sobrevivência. A utilização do conhecimento geográfico permitiu ao ser humano reconhecer paisagens e lugares de acordo com o clima, o relevo, a cultura e os recursos naturais disponíveis. Agora que o ser humano já ocupa quase todo o planeta e as informações são transmitidas com rapidez e em grande volume, é praticamente impossível entender e acompanhar mudanças, fatos ou fenômenos sem conhecer geografia”. 
Fonte: ALMEIDA, L.M.A.de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. 2.ed, V. 1. São Paulo: Ática, 2014. p.09.(Adaptado) 

O texto destaca a geografia como uma ciência para entender o mundo porque o espaço geográfico 
a) envolve uma análise considerando essencialmente os elementos naturais. 
b) abrange as transformações das paisagens a partir de uma única escala temporal. 
c) expressa a desarticulação entre os elementos naturais e os construídos pelo homem. 
d) constitui uma visão de que os elementos culturais de uma paisagem são determinados pelos naturais. 
e) engloba a combinação entre elementos naturais e construídos pelo ser humano, as pessoas, mercadorias, finanças e informações.

Questão 06 - UEFS 2016/1 - Numa paisagem podem ser observados edifícios, áreas cultivadas, ruas, ferrovias, igrejas, aeroportos, veículos, enfim vários objetos construídos e modificados pela sociedade humana ao longo da História, além de formas naturais (animais e plantas, em geral) e as próprias pessoas. [...] 
A simples observação da paisagem não nos traz explicações sobre as funções de cada uma das edificações, a organização do sistema de produção, as tecnologias empregadas, as relações comerciais, as relações de trabalho, a organização política e social, etc. (LUCCI ET AL. 2006, p. 12). 

O estudo da Geografia propõe o conhecimento dessa realidade dinâmica, investigando as causas, os efeitos, a intensidade e a extensão dos fenômenos, inclusive os da natureza. A partir da leitura do texto, da informação e dos conhecimentos sobre a temática apresentada, pode-se corretamente afirmar que o objeto de estudo da Geografia é 
a) o lugar. 
b) a região. 
c) o território. 
d) a paisagem. 
e) o espaço geográfico.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - C
04 - A
05 - E
06 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...