PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre agentes formadores do relevo - com gabarito

Questão 01 - Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1) Agentes Endógenos 
(2) Agentes Exógenos

(  ) Vulcanismo 
(  ) Intemperismo 
(  ) Lixiviação 
(  ) Tectonismo 
(  ) Processos erosivos
A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é: 
a) 1-2-2-2-1 
b) 1-1-2-2-2 
c) 1-2-2-1-2 
d) 2-2-1-1-1 
e) 2-1-2-1-1

Questão 02 - (UCPEL) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente. 
a) Movimento tectônico. 
b) Epirogênese. 
c) Vulcanismo. 
d) Desmoronamento. 
e) Erosão.

Questão 03 - Água mole em pedra dura A maioria das cavernas é formada pela reação química entre a água e a rocha. Tudo começa com as chuvas coletando gás carbônico da atmosfera e do solo. Em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão. Esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo e, em centenas de milhares de anos, acaba esculpindo imensas galerias. Foi essa corrosão que criou o belo relevo rochoso à direita, na Gruta do Janelão, em Januária, MG. A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões. Eles, então, dão origem a novas pedras (sic), com na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP. Essas pedras (sic) formam estalactites, quando descem do teto, e estalagmites, quando se erguem do chão. 
Superinteressante, maio de 2001. Disponível em: super.abril.com.br [com adaptações]. 

Sobre o processo de formação das cavernas, descrito acima, assinale o que for correto: 
a) é uma consequência da ação endógena de transformação dos relevos, o que é evidenciado no trecho: “esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo”. 
b) é uma consequência da ação do tectonismo, o que se torna evidente no texto quando esse afirma que “A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões”. 
c) trata-se de uma consequência da ação dos agentes exógenos de transformação do relevo, o que se percebe no seguinte trecho do texto: “em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão”. 
d) trata-se de um processo que origina novos tipos de relevo, ou seja, é um processo de formação e não de transformação da superfície, o que se faz evidente em: “eles, então, dão origem a novas pedras, como as vistas acima, na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP”.

Questão 04 - Observe a imagem abaixo:
Na composição apresentada, temos a formação do basalto através da solidificação do magma. Sobre essa composição superficial terrestre, podemos que dizer que ela sofre, constantemente, interferências: 
a) somente dos agentes endógenos 
b) somente dos agentes exógenos 
c) dos agentes exógenos e dos processos erosivos 
d) dos agentes endógenos e das ações do vulcanismo 
e) tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos

Questão 05 - (UEL-PR) Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo. Observe as figuras a seguir.
Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar: 
a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si. 
b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo. 
c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano. 
d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos. 
e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - C
04 - E
05 - B

Nenhum comentário: