Chavín de Huantar foi um importante centro político-cerimonial surgido nas terras altas da Cordilheira dos Andes, por volta do ano 1000 a.C. Situado a aproximadamente 3 mil metros de altitude, próximo à região Amazônica, o centro da cultura chavín apresenta muitas características comuns a outros centros políticos da costa desértica do Peru, como arquitetura monumental, pirâmides, praças e pátios afundados.
A monumentalidade de suas construções supera a de outros núcleos da região, o que demonstra sua relevância política na região. Além disso, a cerâmica desenvolvida pela primeira vez em Chavín de Huantar foi copiada em diversas regiões dos Andes Centrais, o que mostra sua influência cultural.
Por volta do ano 300 a.C., Chavín de Huantar entrou em colapso. Segundo alguns especialistas, é provável que um longo período de guerras entre diversos povos andinos tenha desarticulado as rotas de comércio que existiam na região e levado os chavíns a contestar a autoridade dos sacerdotes, os principais líderes desse povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário