PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Avaliação sobre a Geografia e a Compreensão do Mundo II - 6º ano - com gabarito

1. Para a Geografia, o que é paisagem?

2. Desenhe três elementos naturais e três elementos culturais que podem compor as paisagens.

3. Complete as lacunas das frases a seguir com as expressões corretas. 
a) nas paisagens naturais, predominam os elementos ___________ . São exemplos de paisagens naturais: ___________, ___________e___________ . 
b) nas paisagens , predominam os elementos culturais. São exemplos de paisagens culturais: ___________, ___________e ___________. 

4. Observe a paisagem a seguir. Faça uma lista dos elementos naturais e outra dos elementos culturais dessa paisagem.
5. Considerando que as paisagens são constantemente transformadas pelos grupos humanos, visando atender às suas necessidades, preencha o quadro a seguir.

Elemento Natural: Vegetação
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica)
Consequências para o ambiente

Elemento Natural: Solo
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica)
Consequências para o ambiente 

Elemento Natural: Rios e oceanos
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica)
Consequências para o ambiente   

6. Como você pôde observar durante o estudo desta unidade, existem paisagens nas quais predominam elementos naturais, e outras nas quais predominam elementos culturais. Existem também áreas predominantemente naturais que são preservadas por diversas razões. Responda: 
a) Por que essas áreas precisam ser preservadas? 
b) Em sua opinião, se essas áreas não fossem protegidas por lei, elas seriam devastadas pelo ser humano? Justifique sua resposta.

7. Associe: 
A) espaço geográfico 
B) elementos culturais da paisagem 
C) elementos invisíveis da paisagem 
D) elementos naturais da paisagem 
• Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos. ( ) 
• Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza. ( ) 
• Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos. ( ) 
• O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas. ( )

8. Leia o trecho desta notícia. 
Alunos elegem os melhores “points” e os principais problemas do Rio de Janeiro 
O Conexão perguntou a dez alunos da Rede Estadual quais são os seus lugares preferidos na cidade do Rio de Janeiro. As respostas foram bem parecidas. O Pão de Açúcar, por exemplo, estava na ponta da língua de todos eles, seguido pelo Cristo Redentor, Maracanã e Praia de Copacabana, não necessariamente nessa ordem. No entanto, as razões pelas quais elegeram esses pontos turísticos são um pouco diferentes e revelam impressões, sensações e emoções bem particulares¹. Fonte: Site Conexão Aluno. Disponível em: www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial. -asp?EditeCodigoDaPagina=364. Acesso em: 6 fev. 2011. 
Responda: 
a) A notícia fala sobre qual cidade? O que você sabe sobre essa cidade? 
b) De acordo com o texto, a escolha dos lugares preferidos de cada um “revelam impressões, sensações e emoções bem particulares”. Qual é o seu lugar preferido e o que você sente ao se lembrar dele? 
c) Em sua opinião, é possível ter impressões e sensações a respeito de um lugar que você não conhece? Justifique sua resposta.

9. Observe as imagens a seguir. Elas mostram uma mesma rua da cidade de São Paulo, nos anos 1862 e 2006.
Responda: 
a) Quais mudanças você consegue identificar nessa paisagem? 
b) Qual é a relação entre o trabalho e a construção do espaço geográfico? 

10. Explique o significado de: 
a) “divisão territorial do trabalho”. 
b) “divisão social do trabalho”. 

11. Observe o mapa.
Com base nas informações apresentadas, escreva um pequeno texto explicando como a atividade industrial está distribuída em nosso país. 

12. Suponha que você esteja viajando para algum lugar e, de repente, se pergunta: ”Onde estou? Para onde vou? Estou perdido!” Escreva dois meios que você poderia utilizar para se localizar: 
a) Por meio de elementos da natureza. 
b) Por meio de instrumentos criados pelo ser humano.

13. Considerando o que você aprendeu sobre paralelos e meridianos, responda: 
a) Quais são os principais paralelos do planeta Terra? Quais deles atravessam o território brasileiro? 
b) Qual é o nome do principal meridiano do planeta Terra? O Brasil está localizado a leste ou a oeste desse meridiano? 

14. Associe as palavras a seguir, pintando-as da mesma cor. Em seguida, escreva duas frases utilizando cada grupo de palavras. 
Meridianos  - Latitude  - Longitude
Paralelos  - Greenwich  - Equador

15. Verdadeiro ou falso? Julgue as frases abaixo. Em seguida, reescreva as frases que você considerou falsas, tornando-as verdadeiras. 
a) Paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. ( ) 
b) Meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul. ( ) 
c) Os paralelos determinam os hemisférios leste e oeste do planeta Terra. ( ) 
d) Os meridianos determinam os hemisférios norte e sul do planeta Terra. ( ) 
e) O Equador é o principal meridiano do planeta Terra, e Greenwich, o principal paralelo. ( )

GABARITO 
1. Para a Geografia, a paisagem constitui uma categoria de análise. O conceito de paisagem vai além da visão de um belo quadro. Paisagem é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser vistos em um local e que se organizam de variadas formas. 

2. Desenhe os elementos a seguir: 
  • rios, vegetação e solo como elementos naturais; 
  • construções diversas (estradas, ruas, pontes, edifícios, moradias, estabelecimentos comerciais e industriais, plantações, parques) como elementos culturais. 
3. a) naturais; florestas, desertos e montanhas. 
b) culturais; cidades, ruas e indústrias.

4 . 
• elementos naturais: mata, serra e árvores. 
• elementos culturais: piscina, casas, bangalôs e demais elementos da infraestrutura do parque.

5.
Elemento Natural: Vegetação
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica): Desmatamento para o surgimento de cidades ou para a prática da pecuária, construção de rodovias e obtenção de recursos naturais.
Consequências para o ambiente: Redução da umidade do ar, risco de extinção de animais, exposição e empobrecimento dos solos que ficam expostos ao vento e às águas, assoreamento e enchentes.

Elemento Natural: Solo
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica): Retirada e alteração dos solos originais para a prática agrícola e para a extração de minérios.
Consequências para o ambiente: Alteração das paisagens naturais, perda da fertilidade do solo e contaminação de águas subterrâneas causada pela utilização de fertilizantes químicos nas lavouras.

Elemento Natural: Rios e oceanos
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica): Construção de represas e de barragens para geração de energia elétrica, irrigação, mudanças dos cursos d’água, construção de pontes e de plataformas de exploração petrolífera.
Consequências para o ambiente: Alteração das paisagens naturais, poluição das águas com o lançamento de resíduos sem tratamento (industriais e domésticos).

6. 
a) Essas áreas precisam ser preservadas por diversos motivos: por apresentar espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção; por constituírem espaços que são objeto de pesquisas científicas; por apresentar interesse para o turismo; por respeitar as comunidades tradicionais que habitam essas regiões e que vivem de maneira sustentável. 
b) Sim. Pois a ação humana sobre o ambiente, infelizmente, não tem limites se não for regida por leis.

7. 
• Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos. (D) 
• Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza. (A) 
• Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos. (B) 
• O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas. (C)

8. 
a) Sobre o Rio de Janeiro. A resposta à segunda questão é pessoal. Estimule os alunos a contar o que sabem sobre aspectos econômicos, culturais, políticos e sociais da cidade. 
b) Resposta pessoal. Com esta questão espera-se que o aluno associe o conceito de lugar à experiência vivida, diferenciando lugar e espaço. 
c) Resposta pessoal. Muitas vezes, é possível ter uma impressão ou ideia preconcebida sobre um lugar que não conhecemos, que pode ser confirmada ou modificada quando podemos experienciá-lo de fato.

9. 
a) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno observe que, com o crescimento da cidade, surgiram edifícios que substituíram as antigas casas, o asfalto substituiu a rua de terra, foram inseridas as luminárias, há movimento de carros e de pessoas etc. 
b) O trabalho humano transforma constantemente o espaço geográfico, com novas construções, reformas, demolição de edifícios antigos, derrubada de vegetação etc. 

10. 
a) Divisão territorial do trabalho é a maneira pela qual as atividades econômicas se organizam e se distribuem no espaço. 
b) Divisão social do trabalho é a organização e a divisão dos trabalhadores em diferentes tipos de atividades e profissões.

11.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno escreva um texto que contemple as seguintes informações: • concentração industrial nas regiões Sudeste e Sul do país, sobretudo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; • concentração industrial nas capitais. Todas as capitais apresentam indústrias, ainda que em algumas haja um pequeno número; • número reduzido de indústrias na região Norte, quando comparado aos das demais regiões. 

12. a) O Sol e a Lua. 
b) Bússola ou GPS (Global positioning system: sistema de posicionamento global). 

13. 
a) Os principais paralelos são: Equador, Trópicos de Câncer e de Capricórnio, Círculos polares Antártico e Ártico. O Brasil é atravessado pelo Equador e pelo Trópico de Capricórnio. 
b) O principal meridiano é Greenwich. O Brasil está situado a oeste do meridiano de Greenwich.

14. Associam-se as seguintes palavras: 
a) Meridianos – Greenwich – Longitude.  
b) Paralelos – Latitude – Equador. 
• Latitude é a distância de qualquer ponto na Terra em relação ao Equador. 
• Os paralelos são linhas imaginárias horizontais traçadas a partir do paralelo 0º, o Equador. 
• Longitude é a distância de qualquer ponto na Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. 
• Os meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas a partir do meridiano 0º (Greenwich). 

15. 
c) Os paralelos determinam os hemisférios norte e sul do planeta Terra. 
d) Os meridianos determinam os hemisférios leste e oeste do planeta Terra. 
e) O Equador é o principal paralelo do planeta Terra, e Greenwich, o principal meridiano.

Nenhum comentário: