1. Para a Geografia, o que é paisagem?
2. Desenhe três elementos naturais e três elementos culturais que podem compor as paisagens.
3. Complete as lacunas das frases a seguir com as expressões corretas.
a) nas paisagens naturais, predominam os elementos ___________ . São exemplos de
paisagens naturais: ___________, ___________e___________ .
b) nas paisagens , predominam os elementos culturais. São exemplos de
paisagens culturais: ___________, ___________e ___________.
4. Observe a paisagem a seguir. Faça uma lista dos elementos naturais e outra dos elementos
culturais dessa paisagem.
5. Considerando que as paisagens são constantemente transformadas pelos grupos
humanos, visando atender às suas necessidades, preencha o quadro a seguir.Elemento Natural: Vegetação
Exemplos de
transformação pela ação
humana (antrópica)
Consequências
para o ambiente
Elemento Natural: Solo
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica)
Consequências para o ambiente
Elemento Natural: Rios e oceanos
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica)
Consequências para o ambiente
6. Como você pôde observar durante o estudo desta unidade, existem paisagens nas quais
predominam elementos naturais, e outras nas quais predominam elementos culturais.
Existem também áreas predominantemente naturais que são preservadas por diversas
razões. Responda:
a) Por que essas áreas precisam ser preservadas?
b) Em sua opinião, se essas áreas não fossem protegidas por lei, elas seriam devastadas pelo
ser humano? Justifique sua resposta.
7. Associe:
A) espaço geográfico
B) elementos culturais da paisagem
C) elementos invisíveis da paisagem
D) elementos naturais da paisagem
• Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos. ( )
• Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo
trabalho humano e pela natureza. ( )
• Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos. ( )
• O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas. ( )
8. Leia o trecho desta notícia.
Alunos elegem os melhores “points” e os principais problemas do Rio de Janeiro
O Conexão perguntou a dez alunos da Rede Estadual quais são os seus lugares preferidos na cidade do Rio de Janeiro. As respostas foram bem parecidas. O Pão de Açúcar, por exemplo, estava na ponta da língua de todos eles, seguido pelo Cristo Redentor, Maracanã e Praia de Copacabana, não necessariamente nessa ordem. No entanto, as razões pelas quais elegeram esses pontos turísticos são um pouco diferentes e revelam impressões, sensações e emoções bem particulares¹. Fonte: Site Conexão Aluno. Disponível em: www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial. -asp?EditeCodigoDaPagina=364. Acesso em: 6 fev. 2011.
Responda:
a) A notícia fala sobre qual cidade? O que você sabe sobre essa cidade?
b) De acordo com o texto, a escolha dos lugares preferidos de cada um “revelam impressões, sensações e emoções bem particulares”. Qual é o seu lugar preferido e o que você sente ao se lembrar dele?
c) Em sua opinião, é possível ter impressões e sensações a respeito de um lugar que você não conhece? Justifique sua resposta.
9. Observe as imagens a seguir. Elas mostram uma mesma rua da cidade de São Paulo, nos
anos 1862 e 2006.
Responda:
a) Quais mudanças você consegue identificar nessa paisagem?
b) Qual é a relação entre o trabalho e a construção do espaço geográfico?
10. Explique o significado de:
a) “divisão territorial do trabalho”.
b) “divisão social do trabalho”.
11. Observe o mapa.
Com base nas informações apresentadas, escreva um pequeno texto explicando como a
atividade industrial está distribuída em nosso país.
12. Suponha que você esteja viajando para algum lugar e, de repente, se pergunta: ”Onde
estou? Para onde vou? Estou perdido!”
Escreva dois meios que você poderia utilizar para se localizar:
a) Por meio de elementos da natureza.
b) Por meio de instrumentos criados pelo ser humano.
13. Considerando o que você aprendeu sobre paralelos e meridianos, responda:
a) Quais são os principais paralelos do planeta Terra? Quais deles atravessam o território
brasileiro?
b) Qual é o nome do principal meridiano do planeta Terra? O Brasil está localizado a leste ou
a oeste desse meridiano?
14. Associe as palavras a seguir, pintando-as da mesma cor. Em seguida, escreva duas frases
utilizando cada grupo de palavras.
Meridianos - Latitude - Longitude
Paralelos - Greenwich - Equador
15. Verdadeiro ou falso?
Julgue as frases abaixo. Em seguida, reescreva as frases que você considerou falsas,
tornando-as verdadeiras.
a) Paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. ( )
b) Meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul. ( )
c) Os paralelos determinam os hemisférios leste e oeste do planeta Terra. ( )
d) Os meridianos determinam os hemisférios norte e sul do planeta Terra. ( )
e) O Equador é o principal meridiano do planeta Terra, e Greenwich, o principal paralelo. ( )
GABARITO
1. Para a Geografia, a paisagem constitui uma categoria de análise. O conceito de paisagem vai além da visão de um belo quadro. Paisagem é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser vistos em um local e que se organizam de variadas formas.
2. Desenhe os elementos a seguir:
- rios, vegetação e solo como elementos naturais;
- construções diversas (estradas, ruas, pontes, edifícios, moradias, estabelecimentos comerciais e industriais, plantações, parques) como elementos culturais.
3. a) naturais; florestas, desertos e montanhas.
b) culturais; cidades, ruas e indústrias.
4 .
• elementos naturais: mata, serra e árvores.
• elementos culturais: piscina, casas, bangalôs e demais elementos da infraestrutura do
parque.
5.
Elemento Natural: Vegetação
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica): Desmatamento para o
surgimento de cidades ou
para a prática da pecuária,
construção de rodovias
e obtenção de recursos
naturais.
Consequências para o ambiente: Redução da umidade
do ar, risco de extinção
de animais, exposição e
empobrecimento dos solos
que ficam expostos ao vento
e às águas, assoreamento e
enchentes.
Elemento Natural: Solo
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica): Retirada e alteração dos
solos originais para a prática
agrícola e para a extração de
minérios.
Consequências para o ambiente: Alteração das paisagens
naturais, perda da fertilidade
do solo e contaminação de
águas subterrâneas causada
pela utilização de fertilizantes
químicos nas lavouras.
Elemento Natural: Rios e oceanos
Exemplos de transformação pela ação humana (antrópica): Construção de represas e
de barragens para geração
de energia elétrica, irrigação,
mudanças dos cursos
d’água, construção de
pontes e de plataformas de
exploração petrolífera.
Consequências para o ambiente: Alteração das paisagens
naturais, poluição das
águas com o lançamento
de resíduos sem tratamento
(industriais e domésticos).
6.
a) Essas áreas precisam ser preservadas por diversos motivos: por apresentar
espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção; por constituírem espaços que
são objeto de pesquisas científicas; por apresentar interesse para o turismo; por
respeitar as comunidades tradicionais que habitam essas regiões e que vivem de
maneira sustentável.
b) Sim. Pois a ação humana
sobre o ambiente, infelizmente, não tem limites se não for regida por leis.
7.
• Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos. (D)
• Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo
trabalho humano e pela natureza. (A)
• Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos. (B)
• O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as
pessoas. (C)
8.
a) Sobre o Rio de Janeiro. A resposta à segunda questão é pessoal. Estimule os alunos a
contar o que sabem sobre aspectos econômicos, culturais, políticos e sociais da cidade.
b) Resposta pessoal. Com esta questão espera-se que o aluno associe o conceito de lugar à
experiência vivida, diferenciando lugar e espaço.
c) Resposta pessoal. Muitas vezes, é possível ter uma impressão ou ideia preconcebida
sobre um lugar que não conhecemos, que pode ser confirmada ou modificada quando
podemos experienciá-lo de fato.
9.
a) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno observe que, com o crescimento da cidade,
surgiram edifícios que substituíram as antigas casas, o asfalto substituiu a rua de terra,
foram inseridas as luminárias, há movimento de carros e de pessoas etc.
b) O trabalho humano transforma constantemente o espaço geográfico, com novas
construções, reformas, demolição de edifícios antigos, derrubada de vegetação etc.
10.
a) Divisão territorial do trabalho é a maneira pela qual as atividades econômicas se organizam
e se distribuem no espaço.
b) Divisão social do trabalho é a organização e a divisão dos trabalhadores em diferentes
tipos de atividades e profissões.
11.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno escreva um texto que contemple as seguintes
informações:
• concentração industrial nas regiões Sudeste e Sul do país, sobretudo nos estados de São
Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;
• concentração industrial nas capitais. Todas as capitais apresentam indústrias, ainda que
em algumas haja um pequeno número;
• número reduzido de indústrias na região Norte, quando comparado aos das demais
regiões.
12.
a) O Sol e a Lua.
b) Bússola ou GPS (Global positioning system: sistema de posicionamento global).
13.
a) Os principais paralelos são: Equador, Trópicos de Câncer e de Capricórnio, Círculos
polares Antártico e Ártico. O Brasil é atravessado pelo Equador e pelo Trópico de
Capricórnio.
b) O principal meridiano é Greenwich. O Brasil está situado a oeste do meridiano de
Greenwich.
14. Associam-se as seguintes palavras:
a) Meridianos – Greenwich – Longitude.
b) Paralelos – Latitude – Equador.
• Latitude é a distância de qualquer ponto na Terra em relação ao Equador.
• Os paralelos são linhas imaginárias horizontais traçadas a partir do paralelo 0º, o Equador.
• Longitude é a distância de qualquer ponto na Terra em relação ao Meridiano de Greenwich.
• Os meridianos são linhas imaginárias verticais traçadas a partir do meridiano 0º (Greenwich).
15.
c) Os paralelos determinam os hemisférios norte e sul do planeta Terra.
d) Os meridianos determinam os hemisférios leste e oeste do planeta Terra.
e) O Equador é o principal paralelo do planeta Terra, e Greenwich, o principal meridiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário