PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Questão de Sociologia - (Enem 2012) Outro importante método de racionalização do trabalho industrial

3 - (Enem 2012) Outro importante método de racionalização do trabalho industrial foi concebido graças aos estudos desenvolvidos pelo engenheiro norteamericano Frederick Winslow Taylor. Uma de suas preocupações fundamentais era conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e das máquinas atingisse seu patamar máximo. Para tanto, ele acreditava que estudos científicos minuciosos deveriam combater os problemas que impediam o incremento da produção. 
(Taylorismo e Fordismo. Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 28 fev. 2012) 

O Taylorismo apresentou-se como um importante modelo produtivo ainda no início do século XX, produzindo transformações na organização da produção e, também, na organização da vida social. A inovação técnica trazida pelo seu método foi a: 
a) polivalência dos trabalhadores que passaram a realizar funções diversificadas numa mesma jornada. 
b) cronometragem e controle rigoroso do trabalho para evitar desperdícios. 
c) utilização de estoques mínimos em plantas industriais de pequeno porte. 
d) produção orientada pela demanda enxuta atendendo a específicos nichos de mercado. 
e) flexibilização da hierarquia no interior da fábrica para estreitar a relação entre os empregados

RESPOSTA:
Letra B.

A questão aborda as características do modelo produtivo industrial Taylorismo, também chamado de Fordismo-Taylorismo, dentre estas destacam-se, a especialização da mão de obra, a produção em massa e padronizada e o uso da esteira de produção. Sobre este último podemos destacar que objetivava o aumento da produtividade ao evitar o desperdício de tempo com o deslocamento do trabalhador pelo interior da fábrica para buscar as peças para a montagem dos produtos, além de ditar um ritmo único de produção para todos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...