PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Questão de História - O cotidiano dessas comunidades é marcado pelo sentido do trabalho relacionado à terr

3 - “O cotidiano dessas comunidades é marcado pelo sentido do trabalho relacionado à terra, isto é, pelo tempo de roçar, tempo do plantio, tempo da colheita, tempo de espera pelo inverno e pelo verão, dos quais dependem, para começar o ciclo de cada novo ano. Tudo isso na simplicidade do dia a dia, sem muita complicação, mas com as dificuldades de sempre: a semente que o governo ficou de mandar e o vereador levou para outro povoado onde moram seus eleitores; o poço artesiano que ficou somente na promessa; a desilusão com a demora da regularização das terras; o gado do proprietário de terras que entrou na roça e destruiu tudo, etc.” 
MAIA, Joseane. Herança quilombola maranhense: história e estórias. São Paulo: Paulinas. 2012. 245 p. 

O texto fala um pouco do cotidiano de uma comunidade quilombola nos dias de hoje. Explique a importância dos quilombos no período colonial.

RESPOSTA:
Para fugir da escravidão, alguns africanos se refugiavam nos quilombos, territórios que os abrigavam e onde formavam comunidades. Não se limitando ao abrigo de escravos africanos, os quilombos também serviam de morada para índios e criminosos que escapavam da justiça. Nessas comunidades, conforme aponta alguns relatos, houve o desenvolvimento de um código moral e de justiça bastante peculiares.

Nenhum comentário: