PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Questão de História - O chamado Estado Moderno caracteriza-se por um modelo de organização social do poder político

2 - O chamado Estado Moderno caracteriza-se por um modelo de organização social do poder político, pautado na centralização, racionalização/burocratização, que, por meio de leis, rege a vida em sociedade. As formas pelas quais o Estado Moderno é gerido variam no tempo e no espaço. Assim, no século XX, pode-se dizer que predominaram duas formas: o Estado neoliberal e o Estado de bem-estar social, que apresentam características diferentes no que se referem, sobretudo, à oferta de serviços públicos para seus cidadãos. O modelo de gestão estatal neoliberal encontra-se adotado em países como os Estados Unidos e a Inglaterra, onde o ensino superior, mesmo nas universidades públicas, não é totalmente custeado pelo Estado, enquanto que o modelo de gestão de bem-estar social permanece em alguns países como na Dinamarca, Noruega e Suécia, onde a educação universitária é totalmente gratuita. SILVA, A; LOUREIRO, B; MIRANDA, C. (et all). Sociologia em movimento. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2013 (Adaptado) A VIDA DOS ESTUDANTES AMERICANOS COM DÍVIDAS ACIMA DOS R$ 500 MIL Segundo ONG, 20% dos americanos com mais de 50 anos ainda têm de quitar dívidas contraídas para custear ensino; mais de 43 milhões de americanos têm dívidas do tipo, como o caso de Carolyn Chimeri, formada e pós-graduada em duas das melhores universidades americanas, ela imaginava que teria uma vida mais confortável que a de seus pais, que jamais foram para a faculdade. Após completar o ensino superior, porém, ela acumulou uma dívida de US $238 mil (R $754 mil) e hoje rala para quitar as prestações com um salário de professora, aos 29 anos de idade. “Eu e meu marido brigamos o tempo todo por dinheiro, pensando em como sobreviver, pagar as contas e viver como pessoas comuns em Nova York”, ela diz à BBC Brasil. 
Joao Fellet BBC Brasil, 17/08/2016 disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/08/a-vida-dos-estudantes-americanoscom-dividas. Acesso em 04 ago. 2021. 

Com base no texto do Estado Moderno, explique por que os alunos universitários norte-americanos, a exemplo da situação publicada, encontram-se endividados.

RESPOSTA:
Os EUA adotam um modelo neoliberal na economia, em que a educação superior não é pública, ou seja, não gratuita. A mesma situação acontece na Saúde, nada é público, tudo é particular. Dessa forma, se o cidadão americano quiser ter acesso ao ensino superior ou aos serviços de saúde ele precisa pagar muito caro, o que significa muitas vezes contrair dividas para o resto de suas vidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obgd pela resposta, Me ajudou muito 👏🏽👏🏽