PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Questão de História - Leia a reportagem a seguir: Um homem foi preso após um grupo não identificado

4 - Leia a reportagem a seguir: “Um homem foi preso após um grupo não identificado atear fogo neste sábado (24) no monumento que homenageia o bandeirante Borba Gato, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. [...] Os manifestantes retiram pneus de um caminhão, os espalhando pela via e nos arredores da estátua e, em seguida, ateiam fogo no local. O caso ocorreu por volta das 13h30, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública.” Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/25/imagens-registram-momento-em-que-grupo-coloca-fogo-naestatua-de-borba-gato-em-sp-veja-video.ghtml. Acesso em: 14 ago. 2021. 

Diversos monumentos e avenidas têm seus nomes em homenagem aos bandeirantes, mas já há algum tempo a imagem dos bandeirantes tem sido questionada pela História. Reflita sobre os motivos que levam a tal questionamento.

RESPOSTA:
Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". Eles teriam sido os desbravadores que contribuíram para a construção de nosso país, expandindo nossas fronteiras. Essa imagem heroica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos cruéis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios. Em nossos livros didáticos o bandeirante foi retratado dessas duas formas: ora herói, ora vilão. 

Nenhum comentário: