PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Questão de História - Leia o texto: A maior parte dos escravizados que aportaram inicialmente no Brasil

3 - Leia o texto: “A maior parte dos escravizados que aportaram inicialmente no Brasil provinha das colônias portuguesas na África. Eram negros capturados nas guerras tribais e negociados com os traficantes em troca de produtos como a aguardente, fumo e outros. [...] Os portos que recebiam maior número de escravizados no Brasil eram Salvador, Rio de Janeiro e Recife; desses portos os escravizados eram transportados aos mais diversos locais do Brasil. Algumas outras cidades recebiam escravizados vindos diretamente da África, como Belém, São Luís, Santos, Campos e outras. [...] A venda dos escravizados vindos da África era feita em praça pública, através de leilões, mas o comércio de negros não se restringia à venda do produto do tráfico. Transações comerciais com escravizados eram comuns.” 
Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-de-escravos-no-brasil/trafico-e-comercio-de-escravos/. Acesso em: 12 ago. 2021. (adaptado) 

Sobre a escravidão no período colonial responda: 
a) Por que os portugueses iam para a África para buscar escravizados?
b) Quais as consequências desse processo para a sociedade brasileira atual?

RESPOSTA:
a) Eles iam até a África para buscar mão-de-obra compulsória (escrava) para trabalhar na lavoura de açúcar, na mineração e em todas as atividades que demandavam trabalho manual (braçal).
b) Racismo estrutural, desigualdade social, concentração fundiária e concentração de renda nas mãos da elite.

Nenhum comentário: