PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Questão de História - ENEM 2010 - Leia o texto: Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará

1 - (ENEM 2010) Leia o texto: “Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil”. (Alvará de liberdade para as indústrias (1º de Abril de 1808). In: Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

O projeto industrial de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato? 
a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas. 
b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio. 
c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa. 
d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional. 
e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.

RESPOSTA:
Letra B.

Apesar da abertura dos portos e a revogação do alvará de 1785, que proibia a construção de fábricas e manufaturas mo Brasil, o projeto de industrialização de D. João não se concretizou devido ao domínio que a capital inglesa exercia sobre o comércio no Brasil. Um indício que mostra esse domínio  é o alvará assinado em 1810 entre Portugal e Inglaterra que determinava uma tarifa alfandegária de 24% sobre os produtos importados e de 16% sobre as mercadorias de origem portuguesa e uma tarifa preferencial de 15% para os ingleses, ou seja, abaixo da taxa que incidia sobre os artigos provenientes de Portugal.

Nenhum comentário: