PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Questão de Geografia - Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas

5 - Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano. Considerando o exposto e o conhecimento sobre o tema abordado, é correto afirmar: 
a) O petróleo é uma fonte de energia renovável, pois novas descobertas, a exemplo do petróleo extraído do pré-sal, comprovam que é um recurso permanente e inesgotável. 
b) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável, pois a utilização de lenha para sua produção pode ser suprida através de projetos de reflorestamento. 
c) O gás natural é uma fonte de energia renovável, pois é produzido concomitantemente ao petróleo, através de processos geológicos de duração reduzida, semelhantes à escala de tempo humana. 
d) A biomassa é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do refino do petróleo, que é um recurso não renovável, mas pode ser reciclado. 
e) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.

RESPOSTA:
Letra E.

Tanto o petróleo quanto o carvão mineral e o gás natural são fontes de energia não renováveis. A biomassa é uma de energia renovável, mas não é produzida a partir do refino do petróleo, e sim da decomposição de diversos tipos de matéria orgânica (vegetal e animal). Já a energia eólica é renovável e inesgotável por utilizar a força dos ventos para a movimentação de turbinas aerogeradoras.

Nenhum comentário: