PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 16 de outubro de 2021

Dicionário Geográfico | Aluvião

Aluvião ou alúvio:  detritos ou sedimentos clásticos de qualquer natureza carregados e depositados pelos rios. Este material é arrancado das margens e das vertentes, sendo levado em suspensão pelas águas dos rios que o acumulam em bancos, constituindo os depósitos aluvionares. 

São depósitos suspensos, que aparecem algumas vezes na vertente de um vale e constituem uma prova morfológica do afundamento do talvegue. Os antigos perfis longitudinais do rio podem ser estabelecidos com aproximação, porém a altitude exata dos velhos talvegues não pode ainda ser determinada com precisão.

Os depósitos aluvionares são compostos de areias, seixos de tamanho diversos e argilas. Nas cartas geológicas eles podem ser classificados em: aluviões antigas e aluviões recentes. Num vale, por exemplo, denominamos de aluviões recentes as que aparecem no leito maior do rio; e de aluviões antigas as dos terraços escalonados de um e de outro lado do rio.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...