Anortosito: Rocha de granulação grossa, textura granular hipidiomórfica ou alotriomórfica, por vezes autoclástica ou protoclástica. Supõe-se que ao penetrarem em outras rochas em uma condição quase sólida, muitos dos cristais de plagioclásio, que são os constituintes principais, estão triturados especialmente ao longo de suas arestas, outros reduzidos a discos ovóides com bordas granuladas, enquanto outros mostram lamelas geminadas curvas e extinção ondulante.
O principal mineral é o plagioclásio cálcico, geralmente a labradoria, sendo que os constituintes máficos nunca excedem 10 por cento do volume. A augita rica em alumina e o hiperstênio, são as variedades mais comuns; a hornblenda e a biotita ocorrem esporadicamente, em geral como bordas de reação em torno dos piroxênios; a olivina é excepcional.
Outros constituintes acessórios incluem a magnetita titanífera, a ilmenita, os sulfetos de ferro, cobre e o rutilo. O zircão e a apatita são raros. Na classificação devida a Streckeisen, o anortosito (mínimo de 90% de plagioclásio) se identifica com o norito, do triângulo de Hadal, próximo ao vértice do plagioclásio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário