PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Exercícios de Geografia sobre a Comunidade Andina - com respostas

QUESTÃO 1 -  A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por quatro países sul-americanos localizados numa região denominada América Andina. Marque a alternativa que corresponde aos países membros da Comunidade Andina. 
a) Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. 
b) Bolívia, Chile, Colômbia e Equador. 
c) Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. 
d) Equador, Peru, Colômbia e Venezuela. 
e) Bolívia, Equador, Peru e Paraguai.

QUESTÃO 2 - Além dos quatro integrantes da Comunidade Andina, outros dois países já foram membros desse bloco. Marque a alternativa que indica essas duas nações. 
a) Brasil e Venezuela. 
b) Argentina e Uruguai. 
c) Chile Colômbia. 
d) Paraguai e Suriname. 
e) Chile e Venezuela.

QUESTÃO 3 -  Sobre as características da Comunidade Andina marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. 
a) Atualmente, a Comunidade Andina é o principal bloco econômico da América do Sul, visto que as maiores potências econômicas sul-americanas integram esse bloco. 
b) Lima, capital do Peru, é a cidade-sede da Comunidade Andina. 
c) A Comunidade Andina é um bloco de relações econômicas entre os países integrantes, não havendo, portanto, desenvolvimento de projetos sociais. 
d) A Colômbia é o principal país da Comunidade Andina, visto que apresenta o maior Produto Interno Bruto (PIB), além de possuir a maior extensão territorial e o maior número de habitantes. 
e) Os quatro países integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) são associados à Comunidade Andina.

Descreva os principais objetivos da formação da Comunidade Andina.

QUESTÃO 5  - Marque a alternativa que corresponde à principal atividade econômica dos países que compõem a Comunidade Andina. 
a) Indústria alimentícia 
b) Agricultura e extrativismo 
c) Produtos tecnológicos 
d) Turismo

RESPOSTAS:
1  - Letra “C”.
2  - Letra “E”.
3 - 
a) F
b) V
c) F
d) F
e) V

4 - A Comunidade Andina foi criada em 1969 através do Acordo de Cartagena. A Formação desse bloco econômico objetiva aumentar a integração comercial, política e econômica entre os países membros. Entre os objetivos específicos da Comunidade Andina estão: - Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; - Proporcionar o aumento na geração de empregos; - Formação de um mercado comum latino-americano; - Melhorar a situação dos países membros no cenário econômico internacional; - Reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países integrantes da Comunidade Andina; - Promover a melhoria da qualidade de vida da população.

5- Letra “B”.

Nenhum comentário: