PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2001 - Considerando o desenvolvimento econômico da Amazônia, nos últimos trinta anos, assinale a afirmação correta

Considerando o desenvolvimento econômico da Amazônia, nos últimos trinta anos, assinale a afirmação correta
a) A integração da Amazônia à economia nacional baseou-se nas atividades agrícolas e minerais que promoveram o desenvolvimento sustentável da região. 
b) O desenvolvimento das atividades mineradoras esteve relacionado às empresas estrangeiras com alta capacidade de investimentos. 
c) As atividades econômicas desenvolveram-se sem exigência de vultosos investimentos. 
d) A abundância de água não foi aproveitada, como recurso energético, devido às baixas altitudes regionais. 
e) A inexistência de institutos de pesquisa na região comprometeu a exploração de seus recursos minerais. 

RESPOSTA: 
Letra B.

Nos últimos trinta anos, a Amazônia brasileira caracterizou-se pelo declínio do extrativismo vegetal e pela expansão da agropecuária, do extrativismo mineral e da atividade industrial. A participação do Estado por intermédio de órgãos de planejamento, como a SUDAM e a SUFRAMA, foi decisiva para: – atrair investimentos extra-regionais e capitais transnacionais interessados no desenvolvimento de gigantescos projetos minerais – como a produção de ferro em Carajás-PA e de bauxita / alumínio em Oriximiná-PA; – criar um pólo industrial na Zona Franca de Manaus; e – para expandir as frentes pioneiras agrícolas, em função dos projetos de colonização encabeçados por imigrantes e empresas de agropecuária oriundos do Centro-Sul.

Nenhum comentário: