PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2001 - Analise as características das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Amazonas, relacionando-as ao

Analise as características das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Amazonas, relacionando-as ao 
a) processo de povoamento. 
b) desenvolvimento de atividades econômicas do setor primário.

RESPOSTA: 
a) O processo de povoamento dos dois rios apresenta peculiaridades: a bacia Amazônica serviu realmente de eixo de povoamento da Região Norte, já que as condições ambientais da floresta dificultavam a ocupação da hinterlândia. Assim, dá-se, ao longo do rio, um processo sistemático de formação de povoados, como Belém, Óbidos e Santarém, no Pará, e São José do Rio Negro, hoje Manaus, no Amazonas. Já no Rio São Francisco, ocorreu um processo diverso, pois o rio permitiu, principalmente, a ocupação econômica da região. O São Francisco foi um local onde a população e o gado iam buscar a água, preciosa, numa região semi-árida. Esse rio serviu também às funções de transporte, uma vez que é parcialmente navegável. 

b) A bacia Amazônica cumpre até hoje a função de via de transporte, de modo que apresenta, junto ao seu vale, consideráveis aglomerações urbanas. Quanto às atividades econômicas primárias, temos a extração de madeira e cultivo da juta e da malva. Uma importante atividade é constituída pela extração mineral, com a retirada de estanho do Vale do Rio Madeira e bauxita no vale do Rio Trombetas, ambos afluentes do Amazonas. Junto ao vale do Rio São Francisco, outras atividades ganharam vulto: a prática da pecuária, que remonta ao período colonial, favorecida pela disponibilidade de água. Essa mesma disponibilidade permite a prática da agricultura irrigada, que, nos últimos anos, vem-se intensificando. Investimentos têm sido feitos na cultura de exportação de alta produtividade, como é o caso da uva, do melão e de outras frutas comerciais.

Nenhum comentário: