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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2001 - Compare a região Nordeste e a Costa Sudoeste dos Estados Unidos quanto a:

Compare a região Nordeste e a Costa Sudoeste dos Estados Unidos quanto a: 
a) tipos de indústria e características da mão-de-obra empregada. 
b) fatores que influenciaram a localização industrial de cada uma dessas regiões

RESPOSTA: 
a) No nordeste dos Estados Unidos o parque industrial – o Manufacturing Belt – é o mais antigo e caracteriza-se pelos setores de baixo valor agregado, como a siderurgia, a metalurgia e a indústria mecânica, com destaque para o setor automobilístico. O parque industrial do nordeste dos Estados Unidos, devido à sua menor modernização, emprega um volume maior de mão-de-obra e vem perdendo, nos últimos anos, uma parte considerável de indústrias, em consequência do processo de descentralização industrial. Na costa sudoeste dos Estados Unidos – na Califórnia –, a indústria se desenvolveu principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial. Seu parque industrial é mais moderno, automatizado e robotizado e emprega um contingente menor de trabalhadores, mas com maior qualificação (“cérebros”). Destacamse os setores petroquímico, bélico, eletrônico e de informática. 

b) O nordeste dos Estados Unidos desenvolveu seu parque industrial com base na sua mão-de-obra abundante, capital acumulado pela atividade industrial, amplo mercado consumidor, potencial hidrelétrico, existência de ferro no Lago Superior, carvão nos montes Apalaches e facilidades de circulação nos Grandes Lagos. Na costa sudoeste dos Estados Unidos (Califórnia), a indústria apoiou-se no potencial térmico e hidrelétrico, e na existência de petróleo e silício. Além disso, contou com incentivos governamentais para o desenvolvimento tecnológico, gerando tecnopolos. Outro aspecto importante é o posicionamento estratégico voltado para a bacia do Pacífico, em função do desenrolar da Guerra Fria, com o avanço do socialismo no leste da Ásia (China, Coréia do Norte e URSS) e, ainda, a presença de centros universitários, formadores de “cérebros”. 

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