PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2003 - Podemos afirmar que os fluxos financeiros globais

Podemos afirmar que os fluxos financeiros globais 
a) dinamizam atividades de serviço em Nova Iorque, Paris e Roma, onde se localizam as principais bolsas mundiais, o mesmo não ocorrendo nas principais bolsas do hemisfério sul: São Paulo e Joanesburgo. 
b) necessitam que as principais bolsas do mercado internacional abram e fechem, ao mesmo tempo, evitando que haja interrupção nos fluxos e nas informações financeiras. 
c) são hoje tão significativos, na escala mundial, como nunca foram antes, tendo originado desigualdade social por serem mais intensos nas bolsas do hemisfério norte que nas bolsas do hemisfério sul. 
d) necessitam fluir continuamente, fazendo com que cada uma das principais bolsas operem 24 horas, sem interrupção, garantindo, assim, possibilidades de negócios aos investidores. 
e) fazem das bolsas de valores, operando sempre em sintonia para assegurar a continuidade dos negócios, locais onde são realizadas compras e vendas de ações pelos investidores.

RESPOSTA: 
Letra E.

Na atual fase da globalização, os fluxos financeiros mundiais têm crescido expressivamente, fato que pode ser medido pelo grande volume de dinheiro em circulação. A velocidade e a intensidade nas trocas foram conquistadas principalmente pelos avanços da tecnologia, sobretudo das telecomunicações e na informática. Os recursos são controlados, em parte, pelas bolsas de valores, que os negociam na forma de ações. Atualmente as principais bolsas são verdadeiros centros de complexas redes e termômetros do sistema, e necessitam de contínua interligação para manter a fluidez da circulação do capital e acompanhar a intensidade e o direcionamento dos negócios.

Nenhum comentário: