PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 1998 - A rede hidrográfica brasileira, utilizada para os transportes fluviais,

A rede hidrográfica brasileira, utilizada para os transportes fluviais, 
a) é bem distribuída e apresenta um alto potencial de navegação no sudeste, especialmente na sua porção centro-oriental. 
b) é distribuída desigualmente pelo país, estando o maior potencial navegável localizado perifericamente às áreas de economia mais avançada. 
c) apresenta um potencial de navegação que coincide com as áreas de maior exploração de hidroeletricidade. 
d) apresenta suas principais bacias voltadas para o Atlântico Sul nas costas orientais brasileiras, facilitando os transportes com o interior. 
e) é rica em interligações por canais fluviais que facilitam os transportes entre as bacias do rio São Francisco e do Paraná.

RESPOSTA: 
Letra B.

A principal bacia hidrográfica navegável do Brasil, a Bacia Amazônica, encontra-se na Região Norte do Brasil, que reconhecidamente apresenta uma economia primária. O mesmo se dá com o Rio Paraguai, no Pantanal Mato-Grossense, um rio navegável, mas distante dos centros industriais. Na Região Sudeste, os rios da Bacia do Paraná são encachoeirados, obrigando à construção de canais e eclusas. Os investimentos em transportes fluviais são, entretanto, baixos, tendo em vista a pressão da indústria automobilística, que faz que essa forma de transporte seja relegada a segundo plano.

Nenhum comentário: