PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 1998 - “Menino travesso: El Niño retorna mais poderoso e ameaça enlouquecer o tempo em todo mundo”.

“Menino travesso: El Niño retorna mais poderoso e ameaça enlouquecer o tempo em todo mundo”. 
(Revista Veja 27/08/97 p. 42-43) 

A notícia acima exemplifica a ampla cobertura da mídia sobre esse fenômeno, geralmente relacionado à a) atuação inesperada da massa de ar úmida que, ao resfriar as águas do Oceano Pacífico, eleva os índices de evaporação e intensifica as chuvas de monções no SE asiático. 
b) presença de correntes marítimas com baixas temperaturas na costa ocidental americana, justificando a diminuição dos cardumes no Chile e as estiagens no SE do Brasil e dos EUA. 
c) inversão térmica oceânica que aquece parte das águas superficiais do Pacífico, aumenta o número de tempestades marítimas e desregula os índices de chuva na região tropical. 
d) temporada de furacões e episódios de secas nas costas ocidentais americanas, devido ao aumento da força dos ventos tropicais que sopram da Ásia em direção à América do Sul. 
e) formação de ondas que trazem à tona as águas mais frias do fundo do Oceano Pacífico, intensificando os índices de aridez no Peru e Sul do Brasil e as inundações na Ásia tropical. 

RESPOSTA: 
Letra C.

O termo El Niño era empregado antigamente para identificar uma corrente marinha que banhava a costa da Colômbia e do Peru nas vésperas do inverno. Emprega-se hoje o termo para identificar um fenômeno de aquecimento global que envolve a movimentação das massas de ar (alísios e contra-alísios) e o aumento da temperatura das águas do Pacífico, que provocam o aumento das tempestades tropicais e alteram os índices de chuva em várias regiões do mundo (caso do Brasil, onde há excesso de chuvas no sul e falta no Nordeste).

Nenhum comentário: