PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2001 - O turismo de negócios e o ecoturismo estão entre as mais promissoras modalidades econômicas.

O turismo de negócios e o ecoturismo estão entre as mais promissoras modalidades econômicas. Indique e explique duas condições geográficas, no Brasil, necessárias, respectivamente, para o desenvolvimento do turismo de negócios e para o desenvolvimento do ecoturismo. Cite um exemplo que ilustre cada um dos casos.

RESPOSTA: 
O turismo de negócios no Brasil é favorecido pela presença de cidades globais, onde se concentram sedes de empresas e grupos financeiros, e pelo desenvolvimento de infra-estrutura, como rede hoteleira, centros de convenção, sistemas de transporte, comunicação e segurança. É o caso de São Paulo, que se projeta como o principal destino do turismo de negócios no país. O ecoturismo vale-se da grande diversidade e riqueza de paisagens naturais, que incluem florestas, cavernas e áreas alagáveis. O ecoturismo também tem-se beneficiado de nova legislação, que visa a garantir proteção ambiental. Além disso, cresce a participação institucional de empresas que, em áreas de preservação, investem nessa modalidade de turismo. É o caso do Pantanal, que atrai turistas pela enorme diversidade e beleza de sua paisagem, e da Floresta Amazônica, com sua riqueza de fauna e flora, ou ainda dos cânions basálticos do Rio Grande do Sul, como o Itaimbezinho.

Nenhum comentário: