PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Exercícios de Geografia sobre a América Andina - com respostas

QUESTÃO 1 - Qual o fator determinante para a denominação da América Andina? Cite os países que integram essa subdivisão da América do Sul.

QUESTÃO 2 - Assinale X nas afirmações corretas sobre a América Andina. 
a) A região reúne os países que têm na cordilheira dos Andes o elemento principal de suas paisagens. 
b) Entre os países dessa região, o que apresenta os melhores indicadores sociais é a Bolívia. 
c) A cordilheira dos Andes é um importante divisor de águas, sendo decisiva para a rede hidrográfica de toda a América do Sul. 
d) Predominam nessa região os climas temperado e desértico. 
e) A região andina apresenta uma vegetação muito diversificada, com a presença de florestas, savanas, estepes e vegetação de altitude. 
f) As principais atividades econômicas são as industriais, base da economia andina. 
g) Entre os principais produtos do extrativismo mineral da região andina estão o petróleo, o carvão, o cobre, o estanho, o ouro, a prata e o ferro.

QUESTÃO 3  - A América Andina é uma subdivisão da América do Sul, os países integrantes dessa região apresentam seus territórios cortados pela Cordilheira dos Andes. Todos esses países integram a América Andina, exceto: 
a) Paraguai 
b) Chile
c) Bolívia 
d) Colômbia 
e) Venezuela

QUESTÃO 4  - A população total da América Andina é de 144 milhões de habitantes, distribuídos pelos seis países, que ocupam uma extensão territorial de 5,3 milhões de quilômetros quadrados. Somente um desses países andinos possui população superior ao estado brasileiro de São Paulo, que totaliza 41.384.039 habitantes. Qual é essa nação? 
a) Chile 
b) Peru 
c) Colômbia 
d) Venezuela 
e) Argentina

QUESTÃO 5 - Com o intuito de fortalecer a economia dos países da América Andina, foi criando um bloco econômico composto apenas por países andinos. Qual é esse bloco e quais os países integrantes?

QUESTÃO 6 - UFPE – Em relação aos Países Andinos, assinale a alternativa incorreta. 
a) A exploração de recursos minerais constitui a principal atividade econômica dos Países Andinos. 
b) A Venezuela é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de petróleo. 
c) Dentre os produtos agrícola de exportação, destacam-se: o café, o cacau, a banana e o algodão. 
d) A falta de saída para o mar é um dos grandes problemas do Peru. 
e) A presença dos Andes provoca a existência de paisagens diferentes das que encontramos em outras regiões do Mundo Tropical.


RESPOSTAS:
1 - Uma porção do território da América do Sul é cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente, essa região é denominada América Andina. Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

2.  a, c, e, g .

3 - Letra A.

4 - Letra C.

5 - Com o intuito de fortalecer a economia desses países, foi criado um bloco econômico, em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de Pacto Andino. Em 1996, os países membros definiram reformas na organização do bloco, e, no ano seguinte, passou a atuar com nomenclatura de Comunidade Andina. Atualmente, os países membros da Comunidade Andina são: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a sede do bloco está localizada na cidade de Lima, capital do Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.

6 - Letra D.

Nenhum comentário: