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quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Exercícios de Sociologia sobre raça e etnia - com respostas

QUESTÃO 1 (UPB)  - Os movimentos separatistas - regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranquilamente, enquanto que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e de 1990, com a questão do Apartheid, teve vários conceitos associados a essa barreira ideológica. Nesse sentido, associe cada termo citado na 1ª coluna ao respectivo significado descrito na 2ª coluna: 
(1) Muro Anti-imigração 
(2) Comunidade 
(3) Identidade étnico-cultural 
(4) Etnia 
(5) Sociedade 

( ) É contrário(a) ao espírito de cooperação, contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre as comunidades fronteiriças. 
( ) Está associado(a) a determinadas formas de organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas, aprovadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
( ) É constituído(a) por comunidades diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma dada população nacional. 

A sequência correta é: 
a) 1, 3, 4 
b) 1, 2, 3 
c) 2, 3, 5 
d) 1, 2, 4

QUESTÃO 2  - (UFF) Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio. 

Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê? 
Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a ideia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas “Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor. 

Revista Veja, 25/06/2003 

Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said. 
a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço. 
b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações. 
c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados. 
d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.

QUESTÃO 3 - As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau, o “pai do racismo moderno”. Em qual contexto as teorias raciais sobre a superioridade da “raça branca” surgiram? 
a) Surgiram diante das crenças religiosas vigentes na época, que pregavam que o homem branco era dono da Terra, tendo poder sobre todos os seres vivos. 
b) Surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. 
c) A partir de constatações científicas, cuidadosamente estudadas e mensuradas por anos de pesquisa, que demonstraram a clara superioridade da raça branca. 
d) Basearam-se nos estudos lombrosianos, que especificaram que as dimensões do crânio da raça ariana eram mais propícias para o maior desenvolvimento intelectual.

QUESTÃO 4 - A manutenção da identidade de um grupo está relacionada com o cultivo de aspectos culturais. Algumas das formas de manutenção do construto de uma etnia são: 
a) A gravação digital de costumes para que possam ser preservados para a posterioridade. 
b) Os costumes e as tradições, como comemorações que evocam as memórias coletivas ou reforçam mitos que constituem o arcabouço interpretativo do grupo. 
c) O tombamento do local de origem de uma etnia. 
d) A popularização e a comercialização das características culturais e dos símbolos de uma etnia. Isso pode ser observado no comércio de produtos artesanais específicos de uma etnia, como as bonecas Karajás.

RESPOSTAS: 

1  - Letra “a”. O muro anti-imigração é uma ferramenta de segregação territorial que busca manter uma população estrangeira de fora de um território específico. Uma comunidade é definida como um agrupamento de pessoas que se difere de outros agrupamentos humanos, sendo “visível onde uma comunidade começa e onde ela acaba”. A etnia está relacionada com construções culturais de determinada comunidade de pessoas.

2  - Letra A. . As diferenças culturais existem tanto no contexto de conflito quanto no contexto de troca cultural.

3  - Letra B. O contexto imperialista em que os países europeus mais ricos viviam proporcionava maiores condições para o desenvolvimento social. Isso, no entanto, só era possível por meio da exploração de outros territórios, o que trazia grande prejuízo e sofrimento para a população explorada.

4 - Letra B. As tradições culturais constituem a maior das formas de manutenção dos costumes que integram os hábitos de uma etnia. Comemorações que evocam memórias passadas ou realimentam mitos que constituem o conjunto de ferramentas interpretativas do mundo de cada grupo permitem que a constituição étnica atravesse gerações e perpetue-se no mundo social.

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