PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Questão de História - Os dois textos a seguir tratam da organização social e política do Império Asteca. Leia-os e responda às questões.

Os dois textos a seguir tratam da organização social e política do Império Asteca. Leia-os e responda às questões. 
Texto 1 
Os astecas, os últimos a chegar ao México central, só entraram no século XV. [...] Empreenderam a união, por meio de uma confederação, do mosaico de cidades e Estados pequenos e grandes que dividiam entre si o país. [...] A arte asteca é, pois, uma arte imperial, a de um Estado que se esforça para absorver e reestruturar o patrimônio de todo um vasto conjunto de povos diversos. 
SOUSTELLE, Jacques. O sagrado e o profano. Correio da Unesco, 1984. p. 8.

Texto 2 
Esse florescente império, baseado no domínio sobre outros povos que até então haviam disputado a posse do vale, devia sua prosperidade ao tributo de 38 províncias. Entre elas a de Soconusco, que, segundo o Codex Mendonza, tributava 400 cargas de cacau das 980 que o Estado consumia. 
RIVERO, Piedad Peniche. Quando as moedas cresciam nas árvores. Correio da Unesco, 1990. p. 18. 

a) Segundo o texto 1, como estavam organizados os povos do México central antes da chegada dos astecas? 
b)Que tipo de governo, de acordo com os textos, os astecas estabeleceram no México central? 
c) A forma como os autores apresentam a relação dos astecas com os povos do México central é semelhante ou divergente? Justifique.

RESPOSTA
a) Conforme o texto 1, a região do México central era ocupada por diversas cidades e Estados independentes, os quais só passaram a constituir parte de um Estado centralizado a partir do século XV. 

b) Os astecas estabeleceram um regime imperial na região, anexando os territórios e dominando os povos que lá viviam. 

c) Os pontos de vista são divergentes. O autor do texto 1 apresenta a formação do Império Asteca por meio da união e da absorção da cultura dos dominados. O texto 2 enfatiza a dominação e a cobrança de impostos sobre os povos subjugados.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 -

Nenhum comentário: