PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Questão de História - A imagem a seguir é uma representação do brasão de armas do México, país que está situado no território dos antigos astecas

A imagem a seguir é uma representação do brasão de armas do México, país que está situado no território dos antigos astecas. Observe a figura e responda às questões em dupla.

O brasão de armas é um dos símbolos nacionais do México.

a) Que semelhanças e diferenças é possível percerber entre a história da fundação de Tenochtitlán e o brasão de armas do México? 
b)O brasão de armas do México atual apresenta símbolos relacionados à cultura dos antigos astecas. Qual seria o motivo para isso, na opinião de vocês? 

RESPOSTA
a) Semelhanças: imagem da águia pousada sobre um cacto devorando uma cobra. Diferenças: no brasão há elementos que são particulares à história do México, como uma faixa com as três cores da bandeira mexicana (verde, branco, vermelho). Além disso, na história, a imagem da águia sobre o cacto devorando uma cobra é anunciada pelos deuses, ideia que não foi representada no brasão de armas. 

b) A presença de símbolos relacionados à cultura asteca no brasão de armas do México atual indica o reconhecimento da identidade que liga o povo mexicano atual aos antigos mexicas. Ao mesmo tempo, outros países latino-americanos tentaram apagar a memória indígena da sua história, procurando valorizar apenas a cultura trazida pelo colonizador.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 -

Um comentário: