Considere o seguinte trecho, que comenta opiniões bastante difundidas sobre o pensamento filosófico de Parmênides e Heráclito, filósofos gregos que viveram no século VI a.C., e responda às questões a respeito. “Parmênides e Heráclito representam correntes de pensamento rivais na filosofia grega e o conflito entre essas correntes marcou profundamente a obra de Platão, que procurará superá-lo, de certa forma, conciliando as duas posições. O pensamento de Parmênides baseia-se em uma concepção de unidade do real para além do movimento, por ele considerado apenas uma característica aparente das coisas. Parmênides é visto como o filósofo do Ser, da realidade única, subjacente à pluralidade dos fenômenos, e precursor da metafísica. Heráclito parte do movimento como a questão mais básica em nosso entendimento do real, vendo no conflito entre os opostos a causa do movimento. Sua visão de realidade é profundamente dinâmica.” (MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.)
a) Explique a oposição entre as concepções desses filósofos a respeito da realidade do movimento.
b) Explique como Platão “de certa forma concilia as duas posições”.
RESPOSTA:
a) Parmênides é considerado um filósofo imobilista, que afirma que o Ser se encontra na regularidade, permanência e unidade,
características que se encontram para além da aparência da multiplicidade e do movimento. Somente a razão pode permitir
ultrapassar a aparência e atingir o Ser na sua imutabilidade. Já Heráclito é um filósofo que acredita que o movimento é exatamente a
característica mais fundamental do Cosmos, causada pela luta entre os opostos, e acessível também à razão.
b) Platão, filósofo do período clássico, elabora uma teoria que apresenta o real organizado em dois planos: um inteligível – no qual se
encontram as ideias eternas, perfeitas, imóveis e imutáveis –, que se aproxima das coisas como as apresenta o pensamento
parmenidiano; e outro, sensível, das cópias materiais, marcado pela multiplicidade e pelo movimento da matéria, que se aproxima da
realidade tal como apresentada por Heráclito.
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