PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Questão PET - (UFRRJ) – Não julgava possível a República

4 – (UFRRJ) – Não julgava possível a República enquanto vivesse o imperador; e daí a minha surpresa. Se de mim tivesse dependido a sua permanência como chefe da nação, afirmo que não teria sido deposto. A República teve contra si o haver sido feita por um pronunciamento militar, representado pela quinta parte do Exército. A nação foi estranha a esse acontecimento, que aceitou como fato consumado. 
Apud CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre a cultura e ação política. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 

O texto anterior é um trecho de uma carta do Visconde de Pelotas ao Visconde de Ouro Preto, datada de 10 de setembro de 1890. Ela caracteriza a Proclamação da República como um pronunciamento de uma parcela do Exército – organizada em torno de um grupo de jovens militares positivistas. Explique a frase sublinhada, destacando uma particularidade do modelo republicano implantado em 1889 no Brasil.

Resposta: A frase levanta um questionamento histórico, em que pesa não existirem motivos legais para deposição de D. Pedro II e a consequente proclamação da República, sendo articulada por grupos que manifestavam seus interesses políticos pessoais, que seria alcançar o poder, como por exemplo cafeicultores e militares, que voltaram fortalecidos pós-Guerra do Paraguai. Muito se discute que se não existiam justificativas por lei para saída do imperador a proclamação da República possa ser considerada um "golpe".

Nenhum comentário: