1 – (UFG-GO /Adaptado) - O fim do tráfico de escravizados (1850) exigiu uma política de substituição da mão de obra, cujo debate demonstrou grande preocupação em definir um tipo racial para o brasileiro. A percepção da raça como elemento determinante na formação de uma nação era aceita como verdade comprovada pela ciência. Com base nessas considerações:
a) Explique o posicionamento do Estado e das elites brasileiras no que se refere ao papel da política migratória nesse período.
b) Relacione a Lei de Terras de 1850 a situação social dos imigrantes no Brasil.
RESPOSTAS:
A) O Estado foi um dos grandes incentivadores da vinda de imigrantes para o Brasil, pois como vimos no texto, havia um projeto de "embranquecer" a população brasileira. Inclusive, o Estado brasileiro foi um dos incentivadores da imigração subvencionada, ou seja, custeada pelo próprio governo.
B) Como vimos na aula da semana 4 e agora nesse módulo, a Lei de Terras, criada em 1850, dificultava a posse de terras por parte dos imigrantes, visto que partir da promulgação da lei, as terras devolutas só seriam adquiridas mediante pagamento, o que era algo muito difícil para esses recém-chegados no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário