domingo, 7 de janeiro de 2018

Geógrafo nigeriano vence "Prêmio Nobel de Geografia"

Akin Mabogunje é laureado com o Prêmio Vautrin Lud. O Prêmio Vautrin Lud  é o mais alto prêmio no campo da Geografia. Geralmente, é conhecido como o "Prêmio Nobel de Geografia".

Akinlawon Ladipo Mabogunje, nascido em  Kano, na Nigéria, em 18 de outubro de 1931,  é um geógrafo, especialista em urbanização em países em desenvolvimento. Ele foi o primeiro presidente africano da União Geográfica Internacional (1980-1984) e o primeiro geógrafo do continente africano a vencer o Prêmio Vautrin-Lud.

Prêmio Vautrin-Lud (2017) para o geógrafo nigeriano Akin Mabogunje.
Esse prêmio é concedido durante o Festival Internacional de Geografia, uma vez ao ano, na cidade francesa de Saint-Dié-des-Vosges (local de nascimento de Vautrin Lud).  Akin Mabogunje recebeu o Prêmio durante o festival que aconteceu entre os dias 29 de Setembro e 01 de Outubro de 2017.

Akin Mabogunje  estudou na Universidade de Ibadan (em Ibadan, na Nigéria) e University College London - UCL (em Londres, Inglaterra).  Atualmente é professor da Universidade de Ibadan. Foi professor convidado em muitas universidades em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, os Estados Unidos, o Brasil e a Suécia.

Desenvolveu um grande trabalho ao longo de sua carreira sobre a urbanização em países em desenvolvimento  e em planejamento urbano. No início de 2017,  Akin Mabogunje foi eleito membro honorário estrangeiro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos. Ele também é um membro honorário da Universidade de Londres, na Inglaterra.

Vídeo: Cerimônia de premiação de Akin Mabogunje / Prêmio Vautrin-Lud 2017.

Nenhum comentário: