A Ponte Maputo–Katembe liga os distritos de Nlhamankulu (margem norte) e Katembe (margem sul), em Maputo. As obras começaram em 2014, tendo sido realizadas pela China Road and Bridge Corporation e financiada através de um crédito do China Exim-Bank. A ponte foi inaugurada no dia 25 de junho de 2018 e aberta em 10 de novembro do mesmo ano, dia em que a cidade celebrou 131 anos da sua fundação. Com a sua conclusão, substituiu a Ponte Matadi como a mais longa ponte suspensa do continente africano.
Ponte Maputo-Katembe. |
A ponte suspensa de quatro faixas tem 680 metros de comprimento e atravessa a Baía de Maputo a uma altura de 60 metros. O viaduto norte tem 1097 metros de comprimento, e está ligado à rotunda da Praça 16 de Junho (com acesso às estradas nacionais EN2 e EN4) no bairro da Malanga, em Maputo. O viaduto sul tem 1234 metros de comprimento e é composto por elementos pré-fabricados até 45 m de comprimento. Liga diretamente à estrada para a Ponta do Ouro.
Originalmente, estavam também planeados pilares para uma ponte estaiada na própria baía, mas o projeto foi alterado de modo a não obstruir desnecessariamente os corredores de voo do aeroporto e também o tráfego marítimo. O vão entre os dois pilares é de 680 metros, o maior da África. Os principais cabos de suporte estão ligados através de cabos de aço no norte e no sul, cada uma com um bloco de ancoragem maciço. As cargas extremamente elevadas da estrutura requerem fundações de estacas com diâmetros de 1,50 m a 2,20 m, que atingem 110 m de profundidade na lama. Os dois pilares têm 141 m de altura e a uma altura de cerca de 40 m existe uma viga transversal para a faixa de rodagem. As peças individuais pré-fabricadas de aço para a faixa de rodagem têm cada uma 25,60 m de largura e 12 m de comprimento. Estas foram produzidos na China e instaladas a partir do navio atracado no cais.
O projeto de construção da ponte incluiu o alargamento e asfaltamento da estrada de Katembe até à fronteira na Ponta do Ouro (129 quilómetros) e entre Boane e Bela Vista (63 quilómetros), incluindo pontes sobre os rios Maputo, Rio Futi e Umbeluzi. Desde a conclusão das obras, a estrada nacional EN1 atravessa a ponte e liga a capital ao posto fronteiriço de Kosi Bay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário