PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Questão de Literatura - USF 2020 - Sobre o romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, podemos afirmar corretamente que a) é uma obra de característica naturalista

USF 2020 - Sobre o romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, podemos afirmar corretamente que a) é uma obra de característica naturalista, o que se destaca no romance são os pares românticos que se formam, como Miranda e Estela, ou Jerônimo e Rita Baiana, que guardam notórios traços do amor idealizado da escola romântica. 
b) João Romão e Miranda representam, dentro do romance, os detentores do dinheiro e do poder. Ambos se ajudam na busca de melhores negócios dentro do cortiço e da pedreira e tornam-se bons companheiros de conversas e trapaças. 
c) Jerônimo inicia o romance sendo um português honrado e virtuoso, entretanto, a visão de Rita Baiana dançando de forma voluptuosa o descontrola, fazendo com que caia em decadência moral, apaixonando-se pela brasileira e se desinteressando de sua esposa portuguesa. 
d) as descrições do cortiço na obra são fundamentais para entender seu fundo determinista. Desse modo, os personagens tornam-se insignificantes dentro do romance, focado principalmente na descrição realista do ambiente. 
e) a ideia de um romance de tese, difundido pelo escritor francês Émilie Zola, não se encaixa no romance O cortiço, porque Aluísio Azevedo, ao contrário do francês, não pesquisou um cortiço real para retratar na história e não buscou defender ideias deterministas em seu texto.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: