PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Questão de História - UECE 2008/1 - Sobre a economia agro-exportadora brasileira durante a república velha, é INCORRETO afirmar que

UECE 2008/1  - Sobre a economia agroexportadora brasileira durante a república velha, é INCORRETO afirmar que: 
A) A maioria das exportações girava em torno do café e da borracha. 
B) O açúcar ainda tinha importância embora, de modo geral, os engenhos nordestinos estivessem em decadência. 
C) O sul do Brasil exportava carne, couro e erva-mate bem como iniciou, com sucesso, uma grande produção de açúcar mascavo, muito bem aceito na Europa. 
D) As plantações de cacau espalhavam-se pela Bahia, principalmente em Ilhéus, graças às indústrias de chocolate na Europa.

RESPOSTA:
Letra C.

Durante a República Velha, observava-se a condução da economia brasileira ainda fundamentada no modelo agrário exportador. O Brasil seguia sua vocação agrária nacional, o café continuava sendo a pauta de nossas exportações, o desenvolvimento da produção de borracha acompanhava o contexto da revolução industrial automobilística, a região de Ilhéus na Bahia seguia a tendência da produção e exploração do cacau, atendendo às demandas do mercado internacional, no setor alimentício-industrial, a Região Sul continuava atuando no charque, no couro e na erva-mate, não havendo expressão na atividade açucareira, que ficava relegada ao Nordeste, muito embora possamos constatar a decadência dos engenhos.

Nenhum comentário: