PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Questão de Geografia - UnirG 2022 - As primeiras interversões da humanidade nos processos naturais coincidem com o domínio do fogo.

UnirG 2022 - “As primeiras interversões da humanidade nos processos naturais coincidem com o domínio do fogo. A partir daí, os seres humanos começam a modificar as condições naturais da superfície do planeta. Os registros mais antigos do uso artificial da Terra e sua exploração mais ativa são de 8.000 a.C., com o início da chamada revolução agrícola. Desde então, a humanidade explora os recursos naturais do planeta e modifica a superfície terrestre para atender às suas necessidades que crescem continuamente com o desenvolvimento das civilizações, modificando sistemas naturais e construindo paisagens humanizadas.” 
(Teixeira, W., Toledo, M.C., Fairchild, T., Taioli, F. Decifrando a Terra. 1. Ed. – São Paulo: Oficina de Textos, 2000.) 

A concepção apresentada, conforme Teixeira et al., 2000, considera o início de uma nova época, com alterações ambientais globais impostas pelo ser humano, modificando os sistemas naturais terrestres. Portanto, nesse contexto, a referência abordada indica 
a) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Quaternário. 
b) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Pleistoceno. 
c) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Antropoceno. 
d) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Holoceno.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: