PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Questão de História - UnirG 2022 - Extinta formalmente a URSS, em 31 de dezembro de 1991, a maioria da sociedade russa foi tomada

UnirG 2022 - “Extinta formalmente a URSS, em 31 de dezembro de 1991, a maioria da sociedade russa foi tomada por uma profunda expectativa de que seria possível, a curto prazo, alcançar os padrões de organização política, de desenvolvimento econômico e de bem-estar das sociedades capitalistas mais avançadas da Europa ocidental e dos EUA. Disseminada em toda a sociedade, havia uma admiração sem limites pelas realizações da modernidade ocidental; um mundo considerado civilizado, em contraste com a Rússia desestimada como anacrônica e bárbara.” 
(REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções Russas e o socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2003. P. 157). 

A extinção da URSS está relacionada a um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais que marcaram a sociedade soviética. Assinale a opção que melhor explica o fim da URSS. 
a) A defesa do neoliberalismo por Gorbachev abriu uma crise política que resultou na queda do líder Gorbachev e no retorno ao Stalinismo. 
b) A vitória dos soviéticos no Afeganistão contribuiu para fortalecer o exército na disputa política com o Partido Comunista da URSS. 
c) A crítica de Gorbachev às reformas econômicas e políticas implementadas pela Perestroika e pela Glasnost foi resultado das disputas políticas entre o líder soviético e o Partido Comunista. 
d) O crescente descontentamento das nacionalidades não russas contra o poder político de Moscou contribuiu para o surgimento de demandas autonomistas e independentistas.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: