PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Questão de Geografia - PUC-SP 2018 - Assinale a alternativa abaixo que NÃO SE REFERE a um aspecto utilizado para a demarcação da época geológica denominada Antropoceno.

PUC-SP 2018 - Assinale a alternativa abaixo que NÃO SE REFERE a um aspecto utilizado para a demarcação da época geológica denominada Antropoceno. 
a) Uma afirmação feita pelos pesquisadores é que o impacto das ações humanas sobre o planeta será visível em sedimentos e rochas daqui a milhões de anos. 
b) Uma variedade de processos antropogênicos, como agricultura, urbanização e aquecimento global foram levados em consideração para se pensar em uma nova época geológica. 
c) A partir da primeira Revolução Industrial, o crescimento da população passa a se tornar um novo agente transformador do planeta que atuará junto com os demais agentes ambientais. 
d) A expansão da agricultura e a domesticação dos animais têm um impacto reduzido nas transformações do planeta. Dos processos considerados, aponta-se que a urbanização e a industrialização são os únicos responsáveis pelas mudanças.

RESPOSTA:
Letra D.

As atividades agrícolas vêm alterando a superfície de vastas áreas terrestres há séculos, e de forma cada vez mais exacerbada nos últimos cem anos, devido ao intenso uso de mecanização, irrigação e agrotóxicos, que deixarão marcas indeléveis na crosta, passíveis de serem identificadas nas eras vindouras.

Nenhum comentário: