PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Questão de Geografia - UnP 2014/2 - A economia mundial ainda depende fundamentalmente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes,

UnP 2014/2 - A economia mundial ainda depende fundamentalmente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Cerca de 87% de toda a energia usada no mundo vêm de fontes que um dia se esgotarão. Por isso, um dos grandes desafios da humanidade é desenvolver fontes de energias renováveis. A China é o maior emissor de gases do efeito estufa do planeta, os Estados Unidos e a Europa vêm logo a seguir. Para minimizar o desequilíbrio entre as emissões de gases desses países, o protocolo de Kyoto prevê o “mercado de carbono”, que consiste em: 

a) Os países desenvolvidos investirem em indústrias nos países que ficaram abaixo do limite de carbono, como compensação do limite que excederam. 
b) Os países ricos compensarem parte de suas emissões comprando créditos de carbono de outros países cujas emissões ficaram abaixo do limite estipulado. 
c) Os países desenvolvidos pagar seu excedente de emissões de gases comprando créditos de carbono pelo investimento unicamente em energias renováveis, porém limpas. 
d) Os países ricos investirem, como compensação, em projetos de transformação de lixões em aterros sanitários, a exemplo do primeiro negócio do mercado de carbono pelo qual a Holanda adquiriu créditos financiando a transformação do antigo lixão de Natal.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: