PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Questão de Geografia - UNIMONTES 2015 - O IPCC (em português, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) é um órgão da ONU,

UNIMONTES 2015 - O IPCC (em português, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) é um órgão da ONU, criado em 1988, composto por delegações de 130 governos para promover avaliações regulares sobre a mudança climática. É importante destacar que o IPCC não é responsável por fazer investigações científicas sobre o clima. A sua função é avaliar e analisar as investigações existentes. Apesar disso, o IPCC aponta, nos seus estudos, que o mundo passa por mudanças climáticas. Entre as causas dessas mudanças, o IPCC aponta como principal 
a) a radiação solar que tem incidido com maior intensidade na superfície terrestre devido ao aumento das explosões solares, que liberam maior energia e calor para a Terra. 
b) as erupções vulcânicas, uma vez que essa atividade gera maior concentração de gases estufas, como o dióxido de carbono na atmosfera. Com isso, há maior retenção de calor na atmosfera elevando a temperatura terrestre. 
c) a ação humana que intensificou principalmente a poluição atmosférica e o desmatamento, fazendo com que a temperatura do planeta Terra aumentasse em relação a outros momentos da história do homem. 
d) as correntes marítimas, que levam as águas quentes dos trópicos, principalmente do Equador, para as regiões polares, desencadeando o derretimento de geleiras e o aumento nos níveis dos oceanos.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: