PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Questão de Geografia - UNICAMP 2023 - Sobre os debates entre os Governos do Mercosul, é importante destacar que existem instâncias de construção

UNICAMP 2023 - Sobre os debates entre os Governos do Mercosul, é importante destacar que existem instâncias de construção de memórias regionais. Estas experiências acompanham os processos de verdade e justiça que estão em andamento nos países para revisar, investigar e julgar os crimes de lesa-humanidade cometidos, no passado, pelo Estado. Nesta linha, os lugares de Memória são instâncias que buscam transformar certas marcas a fim de evocar memórias e torná-las inteligíveis ao situá-las no contexto de um relato mais amplo. 
(Adaptado de: MERCOSUL. Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH). Princípios fundamentais para as políticas públicas sobre lugares de memória. Buenos Aires: Mercosul, p. 5, 2012.) 

A partir do excerto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 
a) Embora o Mercosul seja definido pela integração econômica, seus países membros também partilham experiências de ditaduras militares no passado, experiências essas que constituem uma memória regional comum. 
b) A escolha de lugares de memória comuns ao passado dos países membros do Mercosul pauta a agenda econômica de sua integração e baliza a construção de patrimônios edificados. 
c) A reparação dos crimes cometidos pelas ditaduras militares dos estados membros do Mercosul se tornou possível com a criação de instâncias jurídicas supranacionais que julgam violações contra a humanidade. 
d) Ainda que novas, nota-se que o objetivo das políticas públicas de memória do Mercosul – acerca dos traumas das ditaduras – é eleger um conjunto de patrimônios edificados para pacificar o passado.

RESPOSTA:
Letra A.

O Mercosul foi constituído como um Mercado Comum, sendo o viés econômico predominante em suas iniciativas. Todavia, seus países membros passaram por experiências políticas muito semelhantes, que incluíram violentas ditaduras militares e um processo de redemocratização praticamente simultâneo, ocorrido no início dos anos 1980 – justamente no momento que iniciou a associação entre Brasil e Argentina, ponto de partida do Mercosul. Dessa forma, a construção de uma narrativa histórica e da memória sobre o período militar enfrentou os mesmos dilemas nesses países: como lidar com a violência cometida, como apontá-la, denunciá-la ou ocultá-la. Tal processo, longe de estar encerrado, ainda motiva ações políticas que vão desde a instauração de Comissões da Verdade até o julgamento (ou esquecimento) dos responsáveis por atos criminosos.

Nenhum comentário: