PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Questão de História - UECE 2008/1 - Foi um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no Continente Americano (1861-1865).

UECE 2008/1  - Foi um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no Continente Americano (1861-1865). Estima-se a morte de 970 mil pessoas entre civis e soldados. Dentre as causas do conflito destacam-se a questão da escravidão e a rivalidade econômica entre o Norte industrializado e o Sul agrícola. Estamos nos referindo 
A) à Guerra Civil Americana, mais conhecida como Guerra de Secessão. 
B) à Guerra das Rosas, travada entre o Canadá e os Estados Unidos da América pela disputa de mercado consumidor e exportador. 
C) à Guerra do Paraguai, maior conflito armado internacional ocorrido no continente americano no séc. XIX, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança. 
D) a um dos conflitos pela independência do México desencadeando uma Guerra Civil travada entre diferentes províncias que divergiam entre si. 

RESPOSTA:
Letra A.

A Guerra Civil Americana (1861-65), também conhecida como Guerra de Secessão, assinalou um confronto violento entre os Estados do Norte, marcados pela industrialização, pelo livre-cambismo e por uma postura abolicionista, e os Estados do Sul, marcados pelo perfil agrícola, pelo protecionismo e pelo escravismo. As diferenças entre as regiões Norte e Sul foram reflexo de uma colonização distorcida, sendo o Sul alvo de um modelo de exploração, e o Norte alvo de um modelo de povoamento.

Nenhum comentário: