PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Teste de História: Quiz - Os reinos do Sahel

1. Entre os séculos VIII e XVI, desenvolveram-se na região diversos reinos e cidades mercantis, como o Reino de Gana, o Império do Mali e as cidades de Djenné e Timbuctu. Esses reinos e cidades integravam as rotas de comércio a longa distância e constituíam grandes mercados de distribuição de produtos que cruzavam o deserto do Saara de norte a sul. Por isso, essas rotas são chamadas de_______________.
a) rotas do café
b) rotas transaarianas
c) rotas da seda
d) rotas das especiarias

2. O Reino de Gana, o mais antigo do Sahel, estabeleceu-se ao sul do deserto do Saara por volta do ano _______________.
a) 100
b) 200
c) 300
d) 400

3. Os comerciantes do reino de de Gana trocavam o ouro principalmente por _______________, que era extraído das salinas do deserto do Saara.
a) sorgo
b) milhete
c) âmbar
d) sal

4. Entre os séculos XIII e XVI, na mesma região em que se desenvolveu o Reino de Gana, floresceu um império mais rico e poderoso: o _______________, que era habitado por vários povos.
a) Império Songai
b) Reino de Axum
c) Reino de Cuxe
d) Império do Mali

5. Mansa Musa (c. 1280-c. 1337), que organizou o império em províncias, estreitou os laços com o Egito e ampliou a extensão do reino. Mansa Musa também fez uma peregrinação a Meca, em ______, carregando, pelo deserto, ouro e presentes. Sua viagem foi relatada no Atlas catalão de Abraham Cresques, publicado em 1375.
a) 1324
b) 1281
c) 1332
d) 1299

6. Localizadas às margens do rio Níger, as cidades de Timbuctu e Djenné foram incorporadas ao Império do Mali no século ______. Durante o governo de Mansa Musa, essas cidades foram transformadas em centros cosmopolitas.
a) XI
b) XII
c) XIII
d) XIV

7. O comércio transaariano ligava as várias praças mercantis às zonas de abastecimento, como as minas de sal do _______________, as regiões auríferas do Sahel, as áreas de extração de pimenta e noz-de-cola das florestas tropicais.
a) deserto de Kalahari
b) deserto do Saara
c) deserto da Arábia
d) deserto Azul

8. As linhas comerciais transahelianas tinham o sentido _______________, destacando-se nelas o transporte de pessoas e mercadorias realizado por meio dos rios Senegal, Níger e Gâmbia.
a) noroeste-sudeste
b) norte-sul
c) nordeste-sudoeste
d) leste-oeste

GABARITO
1 - B
2 - C
3 - D
4 - D
5 - A
6 - C
7 - B
8 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...