PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 28 de janeiro de 2023

Bandeira de Ubá

A Bandeira Municipal de Ubá, de autoria do heraldista Prof. Arcinoé Antônio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, será esquartelada em cruz, sendo os Quartéis da Tralha Azuis e os da Ponta Vermelhos com seis módulos e meio de altura por sete módulos de comprimento cada um, separados entre si por dois braços da cruz, brancos, com um módulo de largura e o corpo central da mesma com seis módulos de largura, tendo em abismo aplicado o Brasão Municipal. De conformidade com a tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais podem ser oitavadas, sextavadas, esquarteladas ou terciadas, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo e ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica onde o Brasão Municipal é aplicado.

Bandeira do município de Ubá, MG.

A Bandeira Municipal de Ubá, obedece à essa regra geral, sendo esquartelada em cruz, lembrando nesse simbolismo o espírito cristão de seu povo à disposição dos quartéis formados pela cruz, sendo azuis na tralha e vermelhos na ponta e branco no corpo central da cruz, lembram a Bandeira Francesa, em que se pretende homenagear o vulto do Coronel Guido Thomaz Marliere, oficial francês que comandou o regimento de milícias e que foi encarregado da civilização dos índios da região (croatas e cropós).

O Brasão, aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal e o corpo central da cruz, branco, onde é contido, representa a própria Cidade- Sede do Município- a cor branca é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. Os braços da cruz, que esquartelam a bandeira, representam a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território e os quartéis assim constituídos, de azul na tralha e vermelho na ponta representam as Propriedades Rurais existentes no território municipal- o azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o vermelho simboliza o amor- pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia. De conformidade com as regras heráldicas a Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional, levando-se em consideração 14 (quatorze) módulos de altura de tralha por 20 (vinte) módulos de comprimento de retângulo.

(Extraído da Lei Municipal 1.010/74)

Nenhum comentário: