PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Questão de Literatura - UFMG 2012 - Leia este trecho: “— Meu filho, tu estiveste às portas da morte. A mãe fez uma promessa

UFMG 2012 -Leia este trecho: 
“— Meu filho, tu estiveste às portas da morte. A mãe fez uma promessa, se tu sarasses...” Era andar um ano vestido de Santo Antônio. — E ele se recorda bem daquela figurinha marrom, no colo da mãe, encolhida, debulhada num pranto impotente e trágico... No meio da rua, rodeado de espaço e de sol por todos os lados, seria a suprema vergonha... Como ter coragem?... como?... “— Mas tu não vês que é pior o sofrimento que tu dás a essa criança com semelhante coisa? Olha se fosse meu filho, eu tirava já-já essa roupa. Deus que me perdoasse...” 
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p.36. 

É CORRETO afirmar que, nesse trecho, o autor 
a) foca algumas lembranças de Naziazeno. 
b) sugere o caráter falso do protagonista. 
c) transcreve um diálogo entre pai e mãe. 
d) utiliza apenas o discurso direto.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: