PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

História: Questões de Concursos sobre Goiás - com gabarito

Questão 01 - CS-UFG 2022 - O povoamento do território goiano ocorreu a partir de 1726, com a vinda dos bandeirantes e mineradores paulistas, portugueses e de outras regiões da colônia brasileira. A capitania de Goiás, com governo próprio, seria criada somente em 1748. Até esse ano, a capitania pertencia ao território 
A) do Rio de Janeiro. 
B) de Minas Gerais. 
C) de São Paulo. 
D) do Mato Grosso.

Questão 02 - UEG 2018 - Leia o texto a seguir. 
Os movimentos messiânicos e milenaristas atuam tanto no campo religioso como no político e social, trazendo uma importante visão multidimensional. 
GOMES FILHO, Robson R. Carisma, Legitimidade e Dominação Religiosa. Curitiba: Prismas, 2017. p. 50. 
Um movimento social, ocorrido em Goiás, com características messiânicas e milenaristas com impacto religioso, político e social foi o organizado em torno 
a) de padre Pelágio, no distrito de Barro Preto, que se tornou o grande responsável pela criação da Romaria de Trindade. 
b) do padre João, em Boa Vista, o “padre coronel”, figura emblemática pelo uso da influência religiosa católica para efetivação de uma liderança política. 
c) do padre Luiz Gonzaga Fleury, conhecido como “o pacificador goiano”, por dissuadir o movimento separatista no norte da província de Goiás. 
d) de Benedita Cypriano Gomes, a “Santa Dica”, que formou uma comunidade no distrito pirenopolino de Lagolândia, até ser desbaratada pela polícia em 1925. 
e) de Pedro Casaldáliga, religioso vinculado à Teologia da Libertação, que se constituiu em uma liderança entre os camponeses na luta contra o Regime Militar.

Questão 03 - CS-UFG 2018 - Eles eram chefes de grupos familiares ricos que comandavam a vida política econômica e social. Controlavam eleições pelo voto de cabresto e usavam a força necessária para se manter no poder ou indicar quem seria eleito no estado de Goiás. Trata-se dos: 
A) jagunços. 
B) monarquistas. 
C) coronéis. 
D) bandeirantes.

Questão 04 - CS-UFG 2018 - A cidade de Goiânia foi planejada e construída para ser a nova capital do estado de Goiás, criando um novo centro de poder. A transferência da capital, articulada pelo então governador Pedro Ludovico Teixeira, aconteceu em 1937. Antes de Goiânia, a capital do estado de Goiás era: 
A) Cidade de Goiás. 
B) Pirenópolis. 
C) Anápolis. 
D) Jataí.

Questão 05 - UEG 2018 - Leia o texto a seguir. 
A grandeza do Araguaia acabou por gerar na população um mito sobre este rio. Este mito foi criado pelos índios moradores dos arredores e informantes aos cartógrafos lusitanos, da existência de uma grande lagoa chamada “Paraupava”. Estes portugueses passaram a adotar a versão dos índios por longa data, até que foi desmistificado este fato. Esta lagoa, chamada na época dos bandeirantes de “Lagoa Dourada”, foi inserida nos mapas pelos cartógrafos portugueses. [...] Foram necessários anos de estudos sobre a cartografia da Província para se chegar à conclusão de que tudo não passou de um mito. 
FREITAS, L. A. História de Goiás: do povoamento aos trilhos do progresso. Goiânia: Kelps, 2010. p. 45 – 46. 
O célebre mito goiano da Lagoa Dourada preconizava que 
a) as águas do lago encobriam uma antiga cidade pré-colombiana. 
b) os ribeirinhos que habitavam nas margens do lago viviam mais de cem anos. 
c) as margens do lago eram repletas de pedras preciosas e ouro. 
d) os rios Araguaia, São Francisco e Paraguai tinham suas nascentes na lagoa. 
e) as célebres amazonas controlavam o acesso à região da lagoa.

Questão 06 - UEG 2018 - Leia o texto a seguir. 
O sentimento era de separação e autonomia, tanto da colônia em relação à metrópole, quanto dentro da própria colônia, onde províncias buscavam mais autonomia para suas administrações. 
POLONIAL, J. Terra do Anhanguera: história de Goiás. Goiânia: Kelps/ Leart, 2006. p. 44. 

A citação refere-se ao contexto da emancipação política do Brasil, ressaltando a especificidade das províncias nesse processo. No caso de Goiás, as contradições sociais que emergiram na ocasião da emancipação política estiveram relacionadas ao conflito entre os 
a) republicanos, que pretendiam o fim da monarquia, e os moderados que defendiam a monarquia constitucional. 
b) integrantes do clero, fiéis à administração portuguesa, e os membros da maçonaria, partidários do príncipe regente. 
c) proprietários de escravos, que temiam a abolição da escravidão, e os comerciantes que almejavam a modernização econômica. 
d) membros das camadas médias, concentrados na capital da província, favoráveis à emancipação, e a camada rural, defensora do status quo. 
e) habitantes do norte, fieis às cortes de Lisboa, que almejavam autonomia administrativa, e os habitantes do sul, contrários à separação da Província.

Questão 07 - UEG 2018 - Leia o texto a seguir: 
O homem médio em Goiás, observou Saint-Hilaire, nunca expressava, nem sabia, o valor das coisas em réis, como em Portugal e outras capitanias do Brasil, mas exclusivamente em oitavas, vinténs de ouro, patacas e meias patacas. 
PALACIN, L. O século do ouro em Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994. p. 134. 

A realidade, expressa na citação, indica que o contexto monetário existente em Goiás, nas primeiras décadas do século XIX, era 
a) baseado no escambo, a troca direta de produtos, resultado da economia ruralizada, fechada e voltada para a autossubsistência. 
b) estruturado em moedas de ouro denominadas “patacões”, cunhadas nas duas casas de fundição existentes na capitania de Goiás. 
c) dominado pela Libra Esterlina, moeda estrangeira muito abundante em Goiás, por causa da intensa exportação do ouro para a Inglaterra. 
d) dinamizado pela existência de uma moeda específica para a capitania de Goiás, conforme as deliberações do mercantilismo lusitano. 
e) organizado a partir da circulação de ouro em pó, fracionado em diversas medidas, que, dada a escassez de moedas oficiais, era utilizado com função de dinheiro pela população.

Questão 08 - UEG 2018 - Leia o texto a seguir. 
Desenrola-se, então, o Movimento de 1909, de enorme significado para a política de Goiás, não pelos acontecimentos em si, mas pelas composições e articulações nele estabelecidas, bem como pelo despontar de lideranças que vão marcar os próximos decênios. 
CAMPOS, F. I. Coronelismo em Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 2003. p. 88. 

A chamada Revolução de 1909, expressiva demonstração de poder de mobilização do coronelismo goiano, foi o marco da emergência de uma liderança que dominaria a política goiana até Revolução de 1930. 
Essa liderança foi 
a) Totó Caiado, líder maior do Partido Democrata, representando os interesses econômicos da elite agropecuária goiana. 
b) Pedro Ludovico Teixeira, médico e fundador do Partido Republicano, com ligações sólidas com o tenentismo varguista. 
c) Leopoldo de Bulhões, Ministro da Fazenda de Rodrigues Alves, que defendeu em Goiás os interesses das camadas médias urbanas. 
d) Eugênio Rodrigues Jardim, militar de reserva do Exército, sendo influenciado pela ideologia positivista que marcou o movimento tenentista no Brasil. 
e) Hermenegildo Lopes de Moraes, um dos homens mais ricos de Goiás da primeira metade do século XX, sendo o mais ferrenho opositor da família Caiado.

Questão 09 - UEG 2018 - Leia o texto a seguir. 
De um poder que Queiroz chama de “monárquico”, isto é, absoluto, não flutuante, que caracteriza a ação dos Wolney antes da ascensão dos Caiado, sucede-se àquele em que lideranças emergentes ativam o “jogo das pressões”. 
DOLES. D. E. Aspectos econômicos e sociais do coronelismo em Goiás. ARRAIS, C. A; SANDES, N. F. (Org.). A escrita da história: percursos da historiografia goiana. Vitória – ES; GM Editora, 2017. p. 53–65. p. 59. 

Com a ascensão da oligarquia dos Caiado, em substituição ao poder não flutuante da família Wolney, estabeleceu-se no estado de Goiás um novo modelo de coronelismo, cujo aspecto marcante era: 
a) fortalecimento do poder central. 
b) enfraquecimento do poder central. 
c) antagonismo político com Minas Gerais. 
d) dissolução dos laços culturais com São Paulo. 
e) protagonismo na agricultura em detrimento da pecuária.

Questão 10 - Quadrix 2019 - A história do negro no Brasil não significou passividade, pelo contrário, configura‐se como uma luta organizada que tinha como um dos objetivos o respeito às diferenças étnicas e culturais, negadas pelo processo escravista. Uma das melhores demonstrações dessa luta foi a organização dos escravos em quilombos. Internet: https://pos.historia.ufg.br/ (com adaptações). 

A respeito dos aspectos da história social de Goiás relacionados à escravidão, à cultura negra e à presença de Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) no estado, é correto afirmar que 
A) um dos mais antigos quilombos de Goiás é o Kalunga, situado na região da Chapada dos Veadeiros, sendo resultado do movimento migratório gerado pela expansão da pecuária no século XIX. 
B) catira, reisado e cavalhadas são manifestações culturais típicas de Goiás, surgidas na África e trazidas pelos africanos escravizados a partir do século XVIII. 
C) Goiás foi pioneiro ao oferecer, em larga escala, educação pública aos escravos, mesmo em décadas anteriores à abolição. 
D) as CRQs certificadas pelo governo federal em Goiás, que passaram a possuir o direito à posse legal da terra onde vivem, não ultrapassam uma dezena. 
E) Aparecida de Goiânia tem uma Comunidade Remanescente de Quilombos certificada; trata‐se de um quilombo urbano, cujos moradores são reconhecidos como parentes diretos de ex‐escravos.

GABARITO
01 - C
02 - E
03 - C
04 - A
05 - D
06 - E
07 - E
08 - A
09 - A
10 - E

Nenhum comentário: