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segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Exercícios de Sociologia sobre Gêneros, sexualidades e identidades - com gabarito

Questão 01 - UECE 2022.1 - O tema gênero e sexualidade, atualmente, é mote de muitos debates acalorados e polêmicos na sociedade brasileira. Porém, é forçoso reconhecer a pertinência desses debates a favor de mais inclusão social para o convívio em uma sociedade que deve prezar por valores democráticos como os das liberdades individuais. Em tempo, partindo de uma compreensão geral das ciências sociais, gênero e sexualidade são produtos da relação entre a subjetividade individual (algo que é de cada pessoa) e a cultura (questão coletiva). Assim, o “ser homem”, o “ser mulher” e as orientações sexuais passam pelo crivo intrincado de decisões pessoais e socioculturais. E essa perspectiva das ciências sociais em torno do tema aponta para o melhor convívio nas democracias contemporâneas. Assim, considerando o tema gênero e sexualidade nas ciências sociais, avalie as proposições a seguir: 
I. A sigla LGBTQIA+ procura representar, da forma mais inclusiva possível, os diferentes modos de ser e de se orientar pelo gênero e sexualidade. 
II. As livres expressões da sexualidade causam prejuízos para a liberdade sexual de todos aqueles que não se enquadram nessas formas indefinidas de gênero. 
III. Nem a cultura nem questões psicológicas conseguem mudar o fato biológico natural que distingue o que significa ser do sexo masculino ou do sexo feminino. 
IV. A sociodiversidade de gêneros e de orientações sexuais ainda hoje enfrenta os males dos preconceitos que julgam como anormais as pessoas não heterossexuais. 
Está correto o que se afirma somente em 
A) II e III. 
B) II e IV. 
C) I e IV. 
D) I e III.

Questão 02 - ENEM 2020 Digital - A masculinidade, assim como a feminilidade, é uma construção histórica e cultural. Em nossa cultura, a dança caracteriza-se, no sentido geral, como um universo predominantemente feminino. Homens que dançam são geralmente considerados homossexuais, por não se enquadrarem dentro das normas culturais hegemônicas de gênero e sexualidade. Por outro lado, demonstram a não existência de um único tipo de masculinidade, enfatizando que as identidades humanas são múltiplas e plurais. No contexto da dança, as representações hegemônicas de gênero e as regulações sociais que essas impõem não se manifestam de forma igual em todas as modalidades de dança. Persiste essa forte representação cultural ocidental que associa o balé à feminilidade e à homossexualidade. Em outras danças, ela não se revela tão forte, e os homens não aparecem em menor número, como nas tradicionais danças folclóricas ou no moderno hip hop. 
ANDREOLI, G. S. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, n. 1, 2011 (adaptado). 

No que tange à identidade de gênero masculina, a dança e suas modalidades expressam o(a) 
a) padronização da inserção dos homens nessas manifestações corporais. 
b) identificação de como essas práticas regulam uma única masculinidade. 
c) reconhecimento das diferentes masculinidades. 
d) contestação das normas sociais pelo balé. 
e) reforço de uma feminilidade hegemônica.

Questão 03 - UECE 2019/2 - Chama-se “Diversidade Sexual” as infinitas formas de vivência e expressão da sexualidade humana. 
Disponível em: https://lgbtseniores.wordpress.com/2017/08/29/afinal-o-que-e-diversidade-sexual/. Acesso em 07.07.2019. 
Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que 
a) de acordo com o conceito de diversidade sexual, existem três tipos de orientação sexual: o heterossexual, o homossexual e o bissexual, sendo natural apenas o padrão heterossexual. 
b) a sexualidade humana é formada por uma múltipla combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, e compõe-se por três elementos: sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero.
c) orientação sexual é a atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa manifesta em relação a outra, a quem se direciona, opcionalmente, para o sexo oposto. 
d) a homossexualidade é considerada como patologia pela Organização Mundial da Saúde, que ainda a considera como doença, um distúrbio e uma perversão.

Questão 04 - ENEM PPL 2017 - No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio as formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão. 
SIMÕES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (adaptado)

O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de 
a) organização sindical. 
b) participação partidária. 
c) manifestação religiosa. 
d) formação profissional. 
e) afirmação identitária.

Questão 05 - UNESP 2015/2 - A decisão de uma prefeitura nos arredores de Paris de distribuir mochilas escolares azuis para os meninos e rosa para meninas provocou polêmica na França. Nas bolsas distribuídas pela prefeitura de Puteaux, há também um kit para construir robôs, para os meninos, e miçangas para fazer bijuterias, para as meninas. A distinção causou polêmica no momento em que o governo implementa na rede educacional um programa para promover a igualdade entre homens e mulheres e lutar contra os estereótipos. 
(“Distribuição de mochilas escolares azuis e rosas causa polêmica na França”. www.bbc.co.uk. Adaptado.) 
A polêmica citada pela reportagem envolve pressupostos sobre a sexualidade que podem ser definidos pela oposição entre fatores 
a) comunitários e individuais. 
b) metafísicos e empiristas. 
c) teológicos e materiais. 
d) antropocêntricos e teocêntricos. 
e) biológicos e sociais.

Questão 06 - UNIMONTES 2012/2 - As atitudes de intolerância contra a homossexualidade foram tão pronunciadas no passado que somente durante os últimos anos alguns dos mitos envolvendo o assunto foram banidos. Embora algumas mudanças sejam notadas em vários espaços da vida social e cultural, ainda persistem casos de assalto violento e de assassinato de homossexuais, o que leva muitos desses grupos a promoverem campanhas para classificar atos anti-homossexuais como “crimes de ódio”. Atualmente, as atitudes de temor aos indivíduos homossexuais, de desdém por eles ou atos de violência são nomeadas de 
a) racismo.
b) homofobia. 
c) heteronomia. 
d) sexismo.

Questão 07 - ENEM PPL 2011 - Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.
FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. Nº 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010. 

Tendo em conta as formas de incompreensão e intolerância que ainda marcam certas visões sobre o tema da diversidade sexual, o que embasa a criação de movimentos sociais como o GPH e de outros grupos LGBT com o mesmo perfil? 
a) A liberalidade frequente dos pais de homossexuais. 
b) As normas legais que amparam os homossexuais. 
c) A participação político-partidária dos grupos LGBT. 
d) A necessidade de superar o medo e a discriminação. 
e) As tentativas de atrair os consumidores gays.

Questão 08 - ENEM PPL 2019 - O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. 
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 (adaptado). 
O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação 
a) subverte os direitos de determinadas parcelas da sociedade. 
b) abala a relação da classe dominante com o Estado. 
c) constrói a segregação dos segmentos populares. 
d) limita os mecanismos de inclusão das minorias. 
e) redefine a dinâmica das instituições sociais.

Questão 09 - UNICAMP 2021 - Lélia Gonzalez (1935–1994) teve um papel pioneiro na criação de uma teoria do feminismo negro brasileiro. O momento mais intenso de sua militância ocorreu durante a Ditadura Militar (1964–1985), que coibiu a organização política da sociedade civil. A Lei de Segurança Nacional, de setembro de 1967, estabelecia que era crime “incitar publicamente ao ódio ou à discriminação racial”. O que, na verdade, poderia ser usado contra o movimento negro, uma vez que denunciar o racismo e expor o mito da democracia racial poderia ser considerado uma ameaça à ordem social, um estímulo ao antagonismo e uma incitação ao preconceito. 
(Adaptado de Raquel Barreto, “Memória – Lélia Gonzalez”. Revista Cult 247. São Paulo, julho, 2019. 
Disponível em https://revistacult.uol.com.br/home/ leliagonzalez-perfil/. Acessado em 01/05/2020.) 
A partir do excerto sobre Lélia Gonzalez e seu contexto histórico, assinale a alternativa correta. 
a) A Ditadura Militar perseguiu o feminismo negro no Brasil por ele pregar a supremacia das mulheres negras. 
b) A Ditadura Militar criou mecanismos para recolher denúncias contra a discriminação e combater o racismo estrutural no país. 
c) A Lei de Segurança Nacional criou instrumentos jurídicos que possibilitavam a criminalização de denúncias contra o racismo. 
d) A Lei de Segurança Nacional possibilitou a harmonia das relações étnico-raciais e a igualdade de gênero no Brasil.

Questão 10 - ESPM 2017/1 - Associada à geografia de gênero, o feminismo brasileiro intensificou-se: 
a) na primeira metade do século XIX durante a luta pela independência. 
b) na segunda metade do século XIX durante o processo abolicionista. 
c) na metade do século XX durante a Segunda Guerra Mundial e na luta contra a tirania de Hitler. 
d) a partir dos anos 1970 para combater o quadro de exclusão e opressão. 
e) apenas no século XXI com a ascensão de partidos de esquerda.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - B
04 - E
05 - E
06 - B
07 - D
08 - E
09 - C
10 - D

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