PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett - com gabarito

Questão 01 - FACASPER 2015  - Sobre o tema da viagem em Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é correto afirmar que: 
a) Constitui uma espécie de alegoria dos profundos e delirantes mecanismos de funcionamento da alma do narrador. Como se fosse uma vivência alternativa à qual ele tivesse sido conduzido pelo movimento oscilatório de sua personalidade. 
b) Implica não somente uma visita alegórica aos valores e glórias lusitanos, mas também uma espécie de pretexto para a discussão de ideias sobre indivíduo, povo, história, política, cultura, valores morais, costumes, mitos, tradições, poesia, artes, progresso e passado. 
c) Obedece a um padrão onírico, com um encanto especial pela natureza do sonho, em que convivem personagens históricos de épocas completamente distintas, mas todos vinculados à bela tradição do passado. 
d) Sugere alcançar a mais perigosa de todas as terras: o passado glorioso que não volta mais. Para chegar de fato a esse destino, o narrador terá de recorrer a todas as qualidades que constroem um verdadeiro herói: a coragem, a prudência, a astúcia e a paciência. 
e) Nunca corresponde a um movimento meramente geográfico ou físico. Viajando em direção ao inconsciente do ser humano, o narrador descobre um caráter limitado, mesquinho, ocioso, vulgar, insensível, interesseiro e volúvel.

Questão 02 - FMABC 2015 - O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita: não há ali nada grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e se sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más, os pensamentos mesquinhos, os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com sua inocência e com a virgindade do seu coração. 
Do trecho acima, integrante da obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, pode-se afirmar que 
a) é o cenário no qual de desenrolam as cenas trágicas do amor entre Joaninha e Carlos, protagonistas do romance. 
b) é um trecho que exalta os aspectos positivos da natureza, caracterizando o espaço como um lugar ameno e deleitoso, próprio do movimento árcade da literatura portuguesa, do qual esta obra faz parte. 
c) é um texto apenas narrativo porque se organiza a partir de verbos que indicam ações, com destaque para as do primeiro homem que habitou a região. 
d) é o local em que a protagonista do romance vive e é feliz, em um reinado de amor e benevolência, isenta de qualquer paixão e de contrariedade sentimental e amorosa. 
e) é um texto predominantemente descritivo porque, valendo-se de verbos de estado, caracteriza um espaço físico e o mostra como ambiente de felicidade semelhante ao do Éden terrestre.

Questão 03 - PUC-SP 2015 - Viagens na Minha Terra é um romance escrito por Almeida Garrett. Desta obra se pode afirmar que 
a) é um romance cuja prática literária distancia-se das coordenadas conceituais da época, ou seja, Romantismo, nacionalismo e liberdade formal. 
b) apresenta um estilo ziguezagueante, mas recusa o processo de digressões, com a justificativa de que isso fere a estrutura da obra e prejudica a interpretação do leitor. 
c) rompe com a linearidade narrativa, utiliza o recurso da montagem e vale-se do processo do enquadramento de uma estória dentro da outra, como é o caso da estória da Menina dos Rouxinóis. 
d) relata apenas um drama familiar ocorrido no Vale de Santarém como pretexto para analisar as paixões que acometem os jovens na sociedade repressora e capitalista portuguesa do século XIX. 
e) inscreve-se na tradição dos livros de viagem e objetiva contar apenas a história cultural portuguesa e a valorização de sua origens e de seus monumentos.

Questão 04 - UNICAMP 2015 - Muito me pesa, leitor amigo, se outra coisa esperavas das minhas Viagens, se te falto, sem o querer, a promessas que julgaste ver nesse título, mas que eu não fiz decerto. Querias talvez que te contasse, marco a marco, as léguas das estradas? 
(Almeida Garrett, Viagens na minha terra. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012, p. 218.) 
No trecho acima, o narrador garrettiano admite que traiu as expectativas do leitor. Tal fato deveu-se 
a) à descrição pormenorizada da natureza e dos monumentos históricos das cidades portuguesas. 
b) ao caráter linear do relato ficcional, que se fixou nos detalhes do percurso realizado durante a viagem a Santarém. 
c) ao caráter digressivo do relato ficcional, que mesclou vários gêneros textuais. 
d) às posições políticas assumidas pelo narrador, que propõe uma visão conservadora da história de Portugal.

Questão 05 - FDF 2013 - Viagens na Minha Terra é um romance de Almeida Garrett. Desta obra é INCORRETO afirmar que 
a) escrita em 1846, é um romance que integra a primeira fase do Romantismo Português e inscreve-se na tradição dos livros de viagem e do estilo digressivo. 
b) faz da viagem pretexto para discussão da realidade passada e presente de Portugal e suporte para o relato de uma estória passional 
c) apresenta, nos capítulos finais, longa carta de Carlos, destinada a Joaninha, como forma de explicação dos amores em que se envolveu. 
d) utiliza-se da montagem e faz uso de narrativa encaixada ao colocar uma estória dentro da outra. 
e) preserva a linearidade narrativa para não romper o fio condutor da história e evita explicações e procedimentos metalinguísticos, capazes de ferir o estilo do autor.

Questão 06 - IMEPAC 2016/2 - A obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, foi publicada originalmente como folhetim no século XIX. A narrativa traz uma linguagem inovadora para aquele momento histórico e é uma representação do período pelo qual Portugal passava, no caso, a decadência do império. 
Assinale a alternativa que indica corretamente o pano de fundo constituído pela obra. 
a) A Revolução Liberal. 
b) A Guerra Constitucionalista de 13 de dezembro. 
c) A Batalha de Cabrália. 
d) A Revolução dos Cravos.

Questão 07 - FACASPER 2016 - Sobre Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é correto afirmar que: 
a) sob a intriga de um amor contrariado e infeliz, a obra revela um mundo de violência e arbitrariedade prepotente, que tanto apresenta traços dos últimos tempos da sociedade aristocrático-absolutista, como os da burguesia constitucional. 
b) a valorização do pitoresco, da anedota vivida, do depoimento pessoal, da biografia e da autobiografia é uma marca do romance, que acompanha o desenvolvimento da observação científica, da taxinomia naturalista, do jornalismo, da dignificação da vida burguesa e da comunhão com as coisas naturais. 
c) a polêmica em torno da reintrodução das ordens religiosas espelha-se em um dos episódios trágicos do romance. Nota-se o contraste entre a mentalidade da burguesia rural e a da burguesia citadina que inspira o episódio da crise de adaptação do jovem protagonista ao cabo de uma jornada de mula e de um processo exemplarmente focado em introspecção e extrospecção. 
d) a fabulação oscila entre as impressões de viagem e as digressões de toda ordem. Pode reduzir-se à história sentimental de um rapaz que se apaixona de um modo sucessivo ou simultâneo, mas intenso, por várias mulheres, e se sente incapaz de estancar esse constante fluir do seu desejo, de fixar e estabilizar a sua personalidade efetiva. 
e) a obra vive do estilo vivo e plástico do autor, do seu humor original, a pairar em algumas cenas e em constantes digressões. As personagens agem segundo uma psicologia elementar, os sentimentos são leves e superficiais, sem dar lugar a intensos conflitos; e o amor aparece sob a forma otimista de alegre preparação para o matrimônio.

Questão 08 - IMEPAC 2016/2 - Considerando as características de certas personagens presentes na obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Prima extremosa e amada por Carlos, Joaninha se mostra terna e modesta, como são reconhecidas as peculiares heroínas agrestes do Romantismo. 
b) Carlos é o personagem psicologicamente mais complicado e relevante da trama, além de ser de certo modo inspirado no próprio autor, considerando o ideal de lutar pela terra natal. 
c) Reconhecido ao final da trama como o pai de Carlos, Frei Dinis está envolvido em um dos grandes mistérios familiares da narrativa. 
d) Avó de Joaninha (mãe de seu pai) e de Carlos (mãe de sua mãe), Dona Francisca narra a história da trama a fim de esclarecer as relações políticas de sua família.

Questão 09 - IMEPAC 2016/2 - Sobre a figura do narrador na obra literária Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, assinale a alternativa CORRETA. 
a) A obra apresenta uma narração em primeira pessoa, e o narrador é o que se distingue por narrador-protagonista. 
b) Narrada em terceira pessoa, percebe-se na obra um narrador onisciente que avalia os fatos com uma visão imparcial. 
c) A obra proporciona ao leitor a experiência de contato com uma narradora que se intromete nos fatos de modo acintoso e falsamente parcial. 
d) Narrada em primeira pessoa, observa-se na obra uma narradora que consegue confundir o leitor ao se mostrar efetivamente como “documental”.

Questão 10 - UniCesumar 2015 - Tenho visto alguma coisa do mundo, e apontado alguma coisa do que vi. De todas quantas viagens porém fiz, as que mais me interessaram sempre foram as viagens na minha terra. A terra de que fala o narrador é Portugal. Assim, a obra Viagens na minha terra, escrita por Almeida Garrett, tem como itinerário e destino final do narrador, 
a) sair de Lisboa, chegar à cidade de Santarém e retornar ao ponto de partida. 
b) partir do Tejo e alcançar apenas o Vale de Santarém. 
c) fugir da civilização e chegar a lugares primitivos, selvagens e incultos. 
d) iniciar a viagem em Azambuja e concluí-la no Grande Café do Cartaxo. 
e) partir do Paço, viajar até Santarém e findar o roteiro na ponte de Asseca.

Questão 11 - FACASPER 2016 - Assinale a opção que apresenta corretamente o contexto biográfico e histórico em que se passa a narrativa da menina dos rouxinóis, em Viagens na minha terra, de Almeida Garrett: 
a) o liberalismo triunfou em Portugal através de uma guerra civil que dividiu, no início da década de 1830, muitas famílias, inclusive a de Garrett. 
b) o triunfo da contrarrevolução em 1841 lançou-o novamente na oposição; mas numa oposição moderada, não contra a restauração da Carta, e sim contra a ditadura de Costa Cabral. 
c) em 1851 o movimento de Regeneração, resultante de uma coligação de setembristas e cartistas, traz novamente Garrett para a ribalta da vida pública. 
d) Garrett é filho da burguesia que a colonização brasileira fizera prosperar nos séculos XVI, XVII e XVIII e que aderira às reformas pombalinas. 
e) as invasões francesas em 1811 obrigaram a família de Garrett a retirar-se para suas terras na ilha Terceira.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - C
04 - C
05 - E
06 - A
07 - D
08 - D
09 - A
10 - A
11 - A

Nenhum comentário: