Questão 01 - UFRGS 1998 - Em Vestido de Noiva, de Nélson Rodrigues, predomina
A) a oscilação entre passado e presente, uma vez que a ação se apresenta através da consciência algo perturbada da personagem principal, o que quebra a linearidade no desenrolar da ação dramática.
B) a disputa entre as duas irmãs pelo mesmo noivo, o qual jamais se decide a casar com qualquer delas, preferindo partir para fora do país com um amigo e protetor.
C) a linearidade narrativa na exposição dos conflitos de uma família marcada pela brutalidade sexual do patriarca e pela fúria uterina da mãe, que chega a seduzir um filho e a levar outro à morte.
D)a denúncia da violência e da mesquinharia de uma família da pequena-burguesia carioca cujo patriarca induz todas as filhas a se prostituírem, com exceção de uma delas, que deverá simbolizar a pureza do clã.
E) a exposição da decadência de uma família de cafeicultores após a crise econômica e social de 1930, que leva o pai a desistir de tudo e a filha e a mãe a terem de trabalhar como costureiras para sobreviver.
Questão 02 - F.C. Chagas-Ba - Peça de Nélson Rodrigues que se desenvolve em diferentes planos: o da vida real, concreta, objetiva; o da vida da imaginação, desregrada, liberta. Consiste no que se pode chamar de "tragédia da memória" e afirmou-se como um marco do teatro moderno brasileiro.
Trata-se de:
a) Álbum de família
b) A falecida.
c) Vestido de noiva.
d) Navalha na carne.
e) Beijo no asfalto.
Questão 03 - PUC-SP 2006 - Nelson Rodrigues escreveu "Vestido de Noiva" e este texto acabou sendo considerado a grande renovação da dramaturgia brasileira contemporânea. O que dá originalidade e peso ao texto deste autor e sustenta o interesse da peça é
a) o esquema narrativo simples, ou seja, o desastre, a tentativa de salvar a protagonista Alaíde, colhida por um automóvel, e sua consequente morte.
b) o diagnóstico de uma realidade social terrível, protagonizada pela instituição familiar, cujas deformações são provocadas fundamentalmente por atitudes repressivas.
c) o uso de diferentes planos para narrar os acontecimentos que dão corpo ao texto, quais sejam o da memória, o da realidade e o da alucinação.
d) o encontro imaginário entre Alaíde e Madame Clessi, simbolizado nos conflitos sexuais e nas fantasias românticas de um amor entre uma prostituta e um adolescente.
e) a absoluta independência entre os vários planos da peça, justificada pela presença marcante da realidade que proporciona conclusão para a intriga.
Questão 04 - FUVEST 1995 - "CLESSI (choramingando) - O olhar daquele homem despe a gente!
MÃE (com absoluta falta de compostura) - Você exagera, Scarlett!
CLESSI - Rett é indigno de entrar numa casa de família!
MÃE (cruzando as pernas; incrível falta de modos) - Em compensação, Ashley é espiritual demais. Demais! Assim também não gosto.
CLESSI (chorando despeitada) - Ashley pediu a mão de Melânie! Vai-se casar com Melânie!
MÃE (saliente) - Se eu fosse você, preferia RETT (Noutro tom). Cem vezes melhor que o outro!
CLESSI (chorosa) - Eu não acho!
MÃE (sensual e descritiva) - Mas é, minha filha! Você viu como ele é forte? Assim! Forte mesmo!"
No trecho acima, as personagens de 'Vestido de noiva' subitamente se põem a recitar os diálogos do filme 'E o Vento levou'. No contexto dessa obra de Nelson Rodrigues, esse recurso de composição configura-se como:
a) crítica à internacionalização da cultura, reivindicando o privilégio dos temas nacionais.
b) sátira do melodrama, o que dá dimensão autocrítica à peça.
c) sátira do cinema, indicando a superioridade estética do teatro.
d) intertextualidade, visando a indicar o caráter universal das paixões humanas.
e) metalinguagem, visando a revelar o caráter ficcional da construção dramática.
Questão 05 - WIG 2023/1 - A principal novidade estrutural da peça Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, é a utilização de vários planos simultâneos, que estão no palco ao mesmo tempo, e a cena passa de um para outro rapidamente. São três planos:
a) a realidade, a memória e a alucinação.
b) o devaneio, o sonho e a realidade
c) o sombrio, a memória e a ilusão
d) a alucinação, o fantástico e o surreal
GABARITO
01 - A
02 - C
03 - C
04 - B
05 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário