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quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC's - com gabarito

Questão 01 - UNICAMP 2021 - GÊNESIS (INTRO) 
Deus fez o mar, as árvore, as criança, o amor 
O homem me deu a favela, o crack, a trairagem 
As arma, as bebida, as puta 
Eu? 
Eu tenho uma Bíblia velha, uma pistola automática 
Um sentimento de revolta 
Eu tô tentando sobreviver no inferno 
(Racionais Mc’s, Sobrevivendo no Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 45.) 

“Gênesis” é a segunda canção do álbum Sobrevivendo no Inferno. É antecedida pela invocação de uma outra canção, intitulada “Jorge da Capadócia”, de Jorge Ben. 
É correto afirmar que as evocações dos elementos religiosos nesse álbum 
a) legitimam a violência social a que estão submetidos os pobres. 
b) dificultam a tomada de consciência da população negra. 
c) articulam as esferas ética e estética da experiência humana na poesia. 
d) dissimulam a hipocrisia moral das pessoas religiosas.

Questão 02 - UFGD 2020 - Sobre Capítulo 4, Versículo 3, pertencente originalmente ao álbum Sobrevivendo no inferno (1997), do grupo Racionais MC’s, é correto afirmar que é 
a) um discurso poético musical em que há empenho de um eu lírico para definir sua identidade tanto em relação aos jovens da chamada elite, quanto aos da sua comunidade, que pode ser chamada de periférica, demarcando sua posição em relação à cor da pele, rejeitando, como tentação do demônio, as drogas e o álcool, a violência e o consumismo, o sexo desmedido e a busca pela fama. 
b) um texto rítmico poético em que um narrador, por meio do uso de rimas, conta histórias sobre a vida dos negros da periferia, grupo no qual se inclui, mostrando que não há diferenças fundamentais entre suas próprias escolhas de vida e as dos chamados “branquinhos do shopping”, dos “manos” e do “PM negro”, uma vez que todos estão seduzidos pelo consumo e pela publicidade. 
c) um exemplo de funk engajado em que o eu lírico se dizendo missionário, busca desde o início definir sua identidade que, aos poucos, vai se consolidando como sendo fortemente marcada pela cor da pele, pelo acolhimento da violência, das drogas e do álcool, como elementos adequados a um perfil ao mesmo tempo consumista e, contraditoriamente, religioso, ancorado na Bíblia. 
d) uma canção de protesto que tenta igualar a violência e a arte, apresentando um narrador que afirma a ação revolucionária em detrimento da acomodação religiosa, para combater as seduções do sexo, do consumo, das drogas e da violência, demarcando sua posição como jovem negro periférico distinto dos brancos de elite, mas também distinto dos jovens violentos e dos drogados. 
e) uma música de entretenimento da periferia, feita para jovem negro periférico, apresentando um eu lírico que, para se definir, exalta o consumismo, o uso das drogas e da violência, numa letra repleta de convites ao disparo indiscriminado de armas de fogo (vide as onomatopeias), propondo o extermínio do jovem branco da elite como forma de vingança social.

Questão 03 - UNICAMP 2020 - As palavras organizadas comunicam sempre alguma coisa, que nos toca porque obedece a certa ordem. Quando recebemos o impacto de uma produção literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da mensagem com a sua organização. Em palavras usuais: o conteúdo de uma obra literária só atua por causa da forma. 
(Adaptado de Antonio Candido, “O direito à literatura”, em Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul e Duas Cidades, 2004, p.178.) 

A obra Sobrevivendo no inferno do grupo Racionais Mc’s é composta pelas canções e pelo projeto editorial da capa e contracapa do CD. Nesse projeto editorial, encontram-se elementos visuais e verbais que estabelecem um jogo de formas e sentidos. Com base na afirmação de Antonio Candido, é correto afirmar que a organização desses elementos 
a) produz uma simetria entre som e sentido, sendo que tal simetria indica que os símbolos religiosos são uma resposta à violência. 
b) configura um sistema de oposições, uma vez que imagens e palavras estabelecem tensões materiais e espirituais, constitutivas do sentido das canções. 
c) configura uma sintaxe poética de ordem espiritual. Essa sintaxe espelha o caos e as injustiças vividos na periferia das grandes cidades. 
d) produz uma lógica poética racional. Essa lógica se explicita na vitória do crime sobre a visão de mundo presente nos versículos bíblicos transcritos.

Questão 04 - Sobre o título Sobrevivendo no inferno, levando-se em consideração o conjunto das canções presentes no álbum, pode-se afirmar que 
A) enaltece a violência como tática de sobrevivência. 
B) destaca a conscientização como estratégia de sobrevivência. 
C) prega o revide agressivo contra o tráfico de drogas. 
D) enfatiza a força como forma de atingir a riqueza material.

Questão 05 - São temáticas presentes nos raps de Sobrevivendo no inferno, exceto 
A) violência policial contra os negros. 
B) encarceramento em massa dos afro-brasileiros. 
C) contradições geradas pela miséria nas periferias. 
D) exaltação do enriquecimento através do rap.

Questão 06 - Leia o trecho abaixo de “Mágico de Oz”, dos Racionais MC’s:
Rezei pra um moleque que pediu:
“Qualquer trocado, qualquer moeda. Me ajuda, tio”
Pra mim não faz falta, uma moeda não neguei
E não quero saber… O que que pega se eu errei?
Independente, a minha parte eu fiz
Tirei um sorriso ingênuo, fiquei um terço feliz
Se diz que moleque de rua rouba
O governo, a polícia no Brasil, quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar
Ele não se esconde atrás de uma farda suja
É tudo uma questão de reflexão, irmão
É uma questão de pensar
RACIONAIS MC’s, 2018, p. 116-117.

Sobre o teor crítico presente nesse rap, pode-se afirmar que ele acusa o seguinte problema na sociedade brasileira:
A) Disseminação da corrupção em todas as instâncias sociais.
B) Assistencialismo paternalista como causa da desigualdade social.
C) Alienação social das classes menos favorecidas.
D) Política ineficiente de combate às drogas.

Questão 07 - Sobra o título da música “Diário de um detento”, presente em Sobrevivendo no inferno, é correto afirmar que apresenta o(a) 
A) criminoso como único agente de violência. 
B) sistema carcerário a partir de uma perspectiva externa. 
C) visão dos agentes da lei sobre o comportamento dos detentos. 
D) cotidiano angustiante dos detentos antes de um episódio trágico.

Questão 08 - Leia o excerto extraído de “Capítulo 4, Versículo 3”, do álbum Sobrevivendo no inferno:
Para os mano da Baixada Fluminense à Ceilândia
Eu sei, as ruas não são como a Disneylândia
De Guaianases ao extremo sul de Santo Amaro
Ser um preto tipo A custa caro
É foda
Foda é assistir à propaganda e ver
Não dá pra ter aquilo pra você
Playboy forgado, de brinco, cu, trouxa
Roubado dentro do carro na avenida Rebouças
Correntinha das moça, as madame de bolsa
Dinheiro... Não tive pai, não sou herdeiro
Se eu fosse aquele cara que se humilha no sinal
Por menos de um real minha chance era pouca
Mas se eu fosse aquele moleque de touca
Que engatilha e enfia o cano dentro da sua boca
De quebrada, sem roupa, você e sua mina
Um, dois, nem me viu, já sumi na neblina
Mas não…
Permaneço vivo, prossigo a mística
Vinte e sete ano contrariando a estatística
RACIONAIS MC’s, 2018, p. 55-56.

De acordo com o contexto temático dos raps presentes em Sobrevivendo no inferno, contrariar as estatísticas refere-se a
A) recusar os apelos consumistas.
B) não ser morto ainda jovem.
C) rejeitar o racismo da sociedade.
D) não ser reconhecido como artista.

Questão 09 - Leia o excerto extraído de “Periferia é periferia”, extraído de Sobrevivendo no inferno:

EDI ROCK
Um mano me disse que quando chegou aqui
Tudo era mato e só se lembra de tiro, aí
Outro maluco diz que ainda é embaçado
Quem não morreu, tá preso ou sossegado
Quem se casou quer criar o seu pivete, ou não
Cachimbar e ficar doido igual moleque, então
A covardia dobra a esquina e mora ali
Lei do cão, lei da selva, hora de subir

[OUTRO]

Mano, que treta, mano! Mó treta, você viu?
Roubaram o dinheiro daquele tio!

EDI ROCK

Que se esforça, sol a sol, sem descansar
Nossa Senhora o ilumine e nada vai faltar
É uma pena, um mês inteiro de trabalho
Jogado tudo dentro de um cachimbo, caralho!
O ódio toma conta de um trabalhador
Escravo urbano, um simples nordestino
Comprou uma arma pra se autodefender
Quer encontrar o vagabundo
Que essa vez não vai ter…
RACIONAIS MC’s, 2018, p. 92-93.

A problemática abordada por essa letra diz respeito a(ao)
A) ciclo da violência decorrente da precariedade e miséria na periferia.
B) desastre representado pelo consumo de drogas pelos trabalhadores.
C) abandono dos nordestinos relegados a subempregos.
D) armamento da população de baixa renda nas favelas.

Questão 10 - Sobre as canções presentes em Sobrevivendo no inferno, é incorreto afirmar que apresentam 
A) construção da memória coletiva das periferias. 
B) testemunhos acerca da violência cotidiana. 
C) incitação à violência física contra agentes da lei. 
D) enaltecimento das origens afrodescendentes

Questão 11 - Em relação à abordagem da violência nas canções de Sobrevivendo no inferno, é correto afirmar que ela decorre de todos os fatores apontados abaixo, exceto 
A) arbitrariedades praticadas por policiais. 
B) corrupção gerada pelo tráfico de drogas.
C) encarceramento em massa dos negros. 
D) assistencialismo dos criminosos nas favelas.

Questão 12 - Leia o trecho de “Capítulo 4, Versículo 3”, do álbum Sobrevivendo no inferno:

MANO BROWN
Colou dois mano, um acenou pra mim
De jaco de cetim, de tênis, calça jeans

ICE BLUE
Ei, Brown, sai fora, nem vai, nem cola
Não vale a pena dar ideia nesses tipo aí
Ontem à noite eu vi na beira do asfalto
Tragando a morte, soprando a vida pro alto
Ó os cara, só o pó, pele e osso
No fundo do poço, uma pá de flagrante no bolso

MANO BROWN
Veja bem, ninguém é mais que ninguém
Veja bem, veja bem, e eles são nossos irmãos também
RACIONAIS MC’s, 2018, p. 51.

Uma das principais mensagens transmitidas ao longo das canções dos Racionais MC’s, tomando-se como base a letra acima, é a necessidade de
A) agredir antes para não ser agredido pelos bandidos.
B) fortalecer os vínculos com os bandidos para sobreviver.
C) estabelecer uma visão preconceituosa contra traficantes.
D) formar uma visão crítica coerente acerca da realidade social.

Questão 13 - São elementos presentes no álbum Sobrevivendo no inferno, exceto
A) vocabulário repleto de termos formais e eruditos.
B) referências geográficas às periferias urbanas brasileiras.
C) testemunhos de sofrimentos causados pelo racismo.
D) sincretismo entre elementos religiosos afro-brasileiros e cristãos.

Questão 14 - UNICAMP 2023 - “Deus fez o mar, as árvore, as criança, o amor 
O homem me deu a favela, o crack, a trairagem, as arma, as 
bebida, as puta 
Eu?! Eu tenho uma Bíblia velha, uma pistola automática e 
um sentimento de revolta 
Eu tô tentando sobreviver no inferno”. 
(RACIONAIS MC’S. Gênesis. In: Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, p. 45, 2018.) 
A palavra “Gênesis” dá nome ao primeiro livro da Bíblia. Considerando a obra, na íntegra, dos Racionais MC’s e o excerto acima dela reproduzido, pode-se dizer que, em relação a esse trecho, “gênesis” seria uma alusão 
a) à influência do cristianismo na dinâmica das comunidades periféricas. 
b) ao colapso planetário entrevisto já na origem do mundo natural. 
c) à origem divina do mundo contraposta aos problemas criados pelo homem. 
d) à origem religiosa dos conflitos armados e da violência social no Brasil.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - B
04 - B
05 - D
06 - A
07 - D
08 - B
09  - A
10 - C
11 - D
12 - D
13 - A
14 - C

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